O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de "des-invisibilização", valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag "#somostodosGuarani-Kaiowá" ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.
CAPIBERIBE, A ; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados. n.83. 2015 (adaptado).
A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito
a) |
enfraquecer as formas de militância política. |
b) |
abalar a identidade de povos tradicionais. |
c) |
inserir as comunidades no mercado global. |
d) |
distanciar os grupos de culturas locais. |
e) |
angariar o apoio de segmentos étnicos externos. |
O texto destaca o contexto recente da luta dos Guarani-Kaiowá, etnia nativa que se situa predominantemente em regiões do Mato Grosso do Sul e reivindica o reconhecimento de seus direitos e territórios pelo Estado brasileiro há décadas, tendo enfrentado conflitos devido aos interesses de agentes com interesse em expandir o agronegócio sobre suas terras. Tal movimento ganhou força nos últimos anos, como bem aponta o excerto, pela inserção de representantes desse povo em meios de comunicação modernos, como as redes sociais, que geraram "grande mobilização na internet" e tornaram cada vez mais visível as reivindicações dos Guarani-Kaiowá perante a sociedade. Diante do exposto, tem-se que:
a) Incorreta. Os manifestos políticos via internet com o uso da "#somostodosGuarani-Kaiowá" cria uma nova forma de militância, via redes sociais, o que amplia a influência e o apoio em relação ao movimento mencionado.
b) Incorreta. A estratégia adotada não "abala a identidade" dos Guarani-Kaiowá, mas antes, amplia o conhecimento sobre tal povo, seus costumes e lutas, revelando uma nova face de manifestação social dos interesses dessa comunidade no contexto das disputas por seus territórios.
c) Incorreta. A hashtag destacada não visa atuação no mercado global, mas sim visibilizar a causa da etnia em questão perante um número maior de pessoas, buscando maior apoio da sociedade civil via redes sociais.
d) Incorreta. Não há intenção em distanciar-se dos costumes tradicionais e das suas raízes locais, mas, ao contrário, de projetar a cultura e as lutas políticas dos Guarani-Kaiowá também pela internet.
e) Correta. A nova forma de atuação política da etnia, por meio "da dinâmica das novas tecnologias", expressa uma estratégia assertiva de conquistar visibilidade em novos segmentos étnicos da sociedade. Dessa forma, a luta dos Guarani-Kaiowá foi algo "amplamente divulgado" e eles têm conquistado apoio de uma parte da sociedade que, como o texto aponta, está "acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais".