Logo ENEM

Questão 57 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 57

Utilização econômica Recursos minerais brasileiros

As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral. Mercator, n. 16, 2017.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)



a)

escassez de incentivo cultural.

b)

rompimento de vínculos locais.

c)

carência de investimento financeiro.

d)

estabelecimento de práticas agroecológicas.

e)

enriquecimento das comunidades autóctones.

Resolução

a) Incorreta. Não há relação entre os aspectos abordados na questão, que são territoriais e econômicos (conflitos, instalação da atividade mineradora, impacto ao território local) e a dinâmica do incentivo cultural, pois esta existe a despeito das dinâmicas descritas no texto.

b) Correta. A mineração é uma atividade de escala abrangente, que modifica não somente aspectos naturais da paisagem (desmatamento, poluição das águas e alteração do relevo local), mas transforma relações sociais com desapropriação territorial e alteração do estilo de vida de comunidades tradicionais. Assim, elas "sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais", rompendo os vínculos construídos historicamente com o espaço em que habitam ou habitavam.

c) Incorreta. Os investimentos financeiros são cruciais para a realização da atividade mineradora (por parte das empresas) e ocorrem em grande medida para viabilizar projetos de mineração. No caso das comunidades locais, não se direcionam no sentido de favorecê-las, "ficando sem qualquer tipo de compensação econômica", como aponta o excerto do enunciado.

d) Incorreta. Não há menção a práticas agroecológicas, que pressupõem o cultivo de alimentos preservando as dinâmicas da natureza e a integridade do ecossistema local. Além disso, extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas têm grande dificuldade em manter atividades agroecológicas diante das transformações que a atividade mineradora impõem aos seus territórios.

e) Incorreta. Como o próprio texto explica, "nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos", fato que indica que não há enriquecimento dos grupos mencionados no início do texto.