Logo ENEM

Questão 58 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 58

Cidadania (Sociologia) Movimento LGBT Movimento feminista Movimentos Sociais (Sociologia) Cidadania e vida pública

Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.

DELEUZE, G.; GUATTARI. F. Mlt plat6s. Sao Paulo: Editora 34. 2012 (adaptado).

No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de



a)

ameaças de extinção social.

b)

políticas de incentivos estatais.

c)

relações de natureza arbitrária.

d)

valorações de conexões simétricas.

e)

hierarquizações de origem biológica.

Resolução

O debate sobre "minorias", no campo sociológico, segue as considerações de Deleuze e Guattari, autores do texto que serve de base para a contextualização do exercício. Tais considerações são tão evidentes que vale a reprodução, pelo menos, do seguinte trecho: "Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias". Ou seja, "minorias" não são, necessariamente, minorias numéricas. Dito de outro modo: às vezes são, também, minorias numéricas; mas, nem sempre. Exemplos de "minorias" que são, também, minorias numéricas: considerando a sociedade brasileira do século XXI, os indígenas e a população LGBTQIA+. Exemplos de "minorias" que, numericamente, são maioria: considerando a sociedade brasileira do século XXI, as mulheres e os negros.

Ou seja, a caracterização de uma "minoria" porque depende das contingências sócio-históricas que se avalia e das relações de poder estabelecidas. Há de se averiguar se o agrupamento social em questão participa de forma efetiva, ou não, das grandes instâncias de poder social, capazes de influenciar e gerir recursos políticos, sociais, econômicos e culturais. Nesse contexto:

a) Incorreta. Os agrupamentos sociais não são classificados a partir do critério de "ameaça de extinção social", com diz a alternativa.

b) Incorreta. Estados e Governos não se cansam, no momento atual da economia globalizada, de promoverem políticas de incentivos fiscais às empresas de grande porte internacional. Nem por isso, obviamente, elas são classificadas como "minorias". O exemplo mostra, portanto, que esse critério não é levado em conta nesse debate.

c) Correta. Como foi dito, acima, a relação entre "minorias", no sentido do estudo sociológico do tema, e a quantidade, é uma relação contingencial, já que deve levar em conta o contexto sócio-histórico de análise.

d) Incorreta. A resposta do item "D" seria correta se, e somente se, "minorias" correspondessem, necessariamente, a minorias numéricas. Apenas nesse caso faria sentido a resposta "valorações de conexões simétricas". 

e) Incorreta. A alternativa faz menção à critério biológico, como se fosse possível avaliar as questões sociais como se avalia as questões relacionadas ao meio natural. Desde o final do século XIX a sociologia está convicta de que isso não é possível, o que torna a frase "hierarquizações de origem biológica"equivocada, nesse contexto.