Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente conclui que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atas desmentem suas palavras.
ENGELS, F. A situaçao da classe trabalhadora na Inglaterra. sao Paulo: Boitempo, 2010
No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)
a) |
conceito de luta de classes. |
b) |
alicerce da ideia de mais-valia. |
c) |
fundamentos do método cientifico. |
d) |
paradigmas do processo indagativo. |
e) |
domínios do fetichismo da mercadoria. |
a) Correta. O excerto do exercício apresenta uma avaliação de Friederich Engels sobre a classe média dentro da luta de classes, conceito fundamental do pensamento marxista. Para Marx, a luta de classes seria o princípio básico que pautou toda a história da humanidade, opondo grupos sociais com interesses econômicos antagônicos nos diferentes contextos históricos. Quanto ao modo de produção capitalista, tal luta teria sido simplificada na oposição entre duas classes sociais, a burguesia, detentora dos meios de produção, e o proletariado, que possuiria somente sua força de trabalho como forma de subsistência. No texto base, Engels apresenta uma análise dirigida às classes trabalhadoras da Grã-Bretanha, na qual teria avaliado e refletido sobre o papel particular das classes médias nessa oposição entre a burguesia e operariado, com o intuito de orientá-los quanto às estratégias para sua luta política. E, segundo seus estudos, a classe média seria uma adversária do proletariado, afinal "não possui, na realidade, outro objetivo que enriquecer à custa de vosso trabalho, enquanto puder vender o produto dele e deixar-vos morrer de fome quando já não puder lucrar".
b) Incorreta. O texto não alude diretamente ao conceito de mais-valia, considerada, segundo o pensamento marxista, a base da exploração burguesa no sistema capitalista. No excerto, Engels analisa a condição da classe média dentro da luta de classes, considerando-a uma adversária do proletariado nesse processo histórico.
c) Incorreta. Ainda que o marxismo busque uma observação científica e empírica da sociedade capitalista em seus estudos, no trecho apresentado, Engels não abordou em qualquer trecho os fundamentos do método científico.
d) Incorreta. A alternativa apresenta uma interpretação incompatível com texto de Friederich Engels, já que o cerne de suas observações não está vinculada aos princípios e paradigmas do processo indagativo.
e) Incorreta. Embora o conceito de fetichismo da mercadoria seja caro ao pensamento marxista, ele não é mobilizado em particular no trecho apresentado pelo exercício. Em breve síntese, o fetichismo da mercadoria seria um fenômeno característico do capitalismo, marcado pela redução das percepções sociais sobre as mercadorias, já que ocultaria elementos como as relações de exploração do trabalho na criação dos produtos.