Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana- a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico- à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa. 1995.
O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)
a) |
senhores feudais. |
b) |
movimentos heréticos. |
c) |
integrantes das Cruzadas. |
d) |
corporações de ofícios. |
e) |
universidades medievais. |
O presente exercício exige uma leitura bastante atenta de seu enunciado, pois é passível de confusão num primeiro contato. O comando solicita ao(a) estudante a identificação de um grupo social ou instituição que compartilhasse à época a preocupação demonstrada por Francisco de Assis. Pela leitura do excerto, apreende-se que Francisco de Assis estava preocupado, entre outras coisas, com o distanciamento da Igreja Católica da população comum na Idade Média, já, entre outros aspectos, a instituição veiculava seus ritos e mensagens em latim, e não na "língua vulgar" - esta falada e conhecida pela população comum. Para alterar esse quadro e aproximar os comuns das mensagens religiosas, Francisco de Assis passou a propor uma mensagem "acessível a todos", utilizando a língua vulgar na propagação da religião.
a) Incorreta. Não é possível afirmar que os senhores feudais compartilhassem das preocupações de Francisco de Assis, tendo em vista que não exerciam particular esforço de aproximação da Igreja das pessoas comuns. Ademais, eram privilegiados da situação de grave desigualdade social que existia na Idade Média, sem apresentar uma atuação notória em suas superações das discrepâncias sociais do período.
b) Correta. São denominadas de heresias as vertentes cristãs que não respeitavam os dogmas estabelecidos pela Igreja Católica, sendo condenadas e perseguidas pelas autoridades eclesiáticas à época. Entre tais movimentos, destaca-se o movimento dos Valdenses, criado a partir das pregações de Pedro Valdo, em Lyon, no século XII. Os Valdenses criticavam a forte autoridade da Igreja Católica à época, defendendo o direito dos cristãos em conhecerem a Bíblia por si próprios. Nesse intuito, Pedro Valdo se esforçou em traduzir o texto bíblico para a língua vulgar de sua região, o provençal, numa preocupação análoga às apresentadas por Francisco de Assis no texto. Posteriormente, as Reformas Protestantes do século XVI também apresentaram similar preocupação de aproximação dos ensinamentos cristãos com as pessoas simples, a exemplo do esforço de Lutero de tradução e difusão da bíblia para a língua falada. E, assim como os seguidores de Pedro Valdo, o luteranismo também foi classificado como uma "heresia" e perseguido pelas autoridades católicas, numa disputa que levou a uma série de conflitos de religião na Europa durante a Idade Moderna.
c) Incorreta. Os integrantes das Cruzadas não apresentavam uma particular preocupação com as desigualdades sociais e/ou aproximação da Igreja das pessoas comuns. Seu esforço envolvia a ação militar contra os considerados infiéis, sendo convocados pelo papado para a reconquista da Terra Santa a partir do século XI.
d) Incorreta. As corporações de ofício não apresentavam um esforço notório de aproximação da Igreja com as pessoas comuns, sendo insituições voltadas para a formação e regulamentação de certos ofícios nas cidades medievais.
e) Incorreta. As universidades medievais não apresentavam particular preocupação com as desigualdades sociais e com a aproximação das mensagens da Igreja aos comuns. Inclusive, seu surgimento entre os séculos XII e XIII buscava atender à necessidade de formação de quadros versados em latim, no sentido oposto das ações de Francisco de Assis.