A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos ocupam posição marginal, tanto em termos identitários - assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem - quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.
MOREIRA. J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local. REMHU, " · 43. jul.-dez. 2014 (adaptado).
A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre
a) |
ascensão social e burocracia estatal. |
b) |
miscigenação étnica e limites fronteiriços. |
c) |
desqualificação profissional e ação policial. |
d) |
instabilidade financeira e crises econômicas. |
e) |
desenraizamento cultural e insegurança legal. |
Os refugiados são uma categoria especial de migrantes. Atualmente, há aproximadamente 82 milhões de refugiados no mundo, sendo que a maior parte dessa população emigra da Ásia e África em direção à Europa e Estados Unidos. O Brasil tem aproximadamente 60.000 pessoas reconhecidas pelo Ministério da Justiça nessa condição. O texto aborda a situação dos imigrantes refugiados sobre sua condição de transitoriedade e, portanto, afirma-se que:
a) Incorreta. Não ocorre ascensão social dessa população, pois a condição de refugiado é considerada um dos mais baixos graus de posição social, pois se vincula, muita vezes, à exclusão, exploração do trabalho e pobreza.
b) Incorreta. A miscigenação étnica em geral é um processo longo, sendo necessário o estabelecimento de populações por longo período, o que não ocorre no caso dos refugiados.
c) Incorreta. A desqualificação profissional não é uma condição exclusiva de refugiados, assim como a ação policial que ocorre em todo o espectro social e incide sobre população de origem brasileira predominantemente.
d) Incorreta. Os motivos que levam os refugiados a saírem de suas casas é muitas vezes a instabilidade financeira e crises econômicas; porém, esses motivos não têm relação direta com a condição de transitoriedade dessa população.
e) Correta. O desenraizamento cultural é muito acentuado ao saírem de seus países natais, algo exemplificado nas mudanças de idioma e cultura. Tais aspectos acentuam essa condição marginal entre dois mundos, sem raiz fixa em nenhum local e também de perda da condição de cidadania dos refugiados, que acaba resultando em insegurança legal levando-os a novos movimentos migratórios em busca de um lugar seguro.