Logo ENEM

Questão 70 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 70

Ditadura Militar

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento)

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?



a)

Militância política.

b)

Passividade social.

c)

Altruísmo religioso .

d)

Autocontrole moral.

e)

lnconformismo eleitoral.

Resolução

a) Incorreta. A letra da canção não contém elementos que aludem diretamente à militância política, sendo sua crítica à passividade da população, não à militância política.

b) Correta. A música "Admirável Gado Novo" do compositor Zé Ramalho foi lançada em 1979, durante a vigência da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) no período da chamada abertura lenta, gradual e segura. Nesse mesmo ano, ocorreu a aprovação da Lei de Anistia e o restabelecimento do pluripartidarismo no país, medidas marcantes no processo de retomada da democracia no Brasil, ainda que esse caminhasse a passos lentos. Diante de tal contexto, Zé Ramalho, famoso cantor nacional, lançou o trabalho denominado A Peleja do Diabo contra o Dono do Céu, sendo a música "Admirável Gado Novo" seu maior sucesso, especialmente após seu uso na abertura da novela O Rei do Gado na década de 1990. O título da canção apresenta uma intertextualidade com o livro Admirável Mundo Novo (1932) de Aldous Huxley. Nessa obra, Huxley retrata uma sociedade futurista na qual todos são condicionados a viverem em obediência plena às normas sociais, sendo controlados pela ingestão de uma droga chamada "soma", que neutraliza qualquer sentimento de dúvida ou constestação. As alusões a tal obra são evidentes na música, como no verso "vocês que fazem parte dessa massa", com a referência ao processo de massificação das pessoas em uma sociedade, buscando a homogeneização de comportamentos e interesses. No verso “povo marcado, povo feliz”, o compositor alude à vida do povo brasileiro, que sofre com o sistema opressivo e mesmo assim não perde sua alegria. Ou seja, ressalta um povo alienado que se conforma com suas condições de vida no sistema capitalista e no regime ditatorial, sentindo felicidade diante da esperança no futuro.  Assim, a composição de Ramalho em plena Ditadura, além da intertextualidade com a obra de Huxley, indica a letra como uma crítica à passividade social presente no comportamento coletivo da sociedade brasileira. 

c) Incorreta. O altruísmo pode ser entendido como uma atitude solidária de um ser humano com o outro, contrapondo ao egoísmo. Não há menção a altruísmo religioso na música. 

d) Incorreta. Não há nenhum trecho da música que possa ser entendido como uma crítica ao autocontrole moral. 

e) Incorreta.  A música não trata estritamente de questões eleitorais, mas sim de posturas coletivas mais amplas da sociedade brasileira e critica a passividade, não o inconformismo.