O uso de novas tecnologias envolve a assimilação de uma cultura empresarial na qual haja a integração entre as propostas de modernização tecnológica e a racionalização. Nem sempre o uso de novas tecnologias é apenas um processo técnico na medida em que pressupõe uma nova orientação no controle do capital, no processo produtivo e na qualificação da mão de obra. Dos diversos efeitos que derivaram dessa orientação, a terceirização, a precarização e a flexibilização aparecem com constância como características do paradigma flexível, em substituição ao modelo taylorista-fordista.
HERÉDIA, V. Novas tecnologias nos processos de trabalho: efeitos da reestnuturaçllo produtiva. Scrtpta Nova, n. 170, ago. 2004 (adaptado).
O uso de novas tecnologias relacionado ao controle empresarial é criticado no texto em razão da:
a) |
operacionalização da tarefa laboral. |
b) |
capacitação de profissionais liberais. |
c) |
fragilização das relações de trabalho. |
d) |
hierarquização dos cargos executivos. |
e) |
aplicação dos conhecimentos da ciência. |
Um dos principais modelos de gestão de produção atualmente é o Toyotismo. Desenvolvido no pós-guerra no Japão e intensamente difundido pelo mundo, é hoje considerado um modelo de gestão flexível do tempo e do dinheiro por parte das empresas. A flexibilização das atividades é um dos aspectos fundamentais, junto ao conceito de just-in-time, modelo no qual a produção segue o fluxo da demanda, a necessidade dos mercados de consumo, sem a geração de largos estoques e mercadorias acumuladas esperando o surgimento de uma demanda, como era no modelo Taylorista-Fordista. Essas novas tecnologias de controle empresarial da produção são criticadas pelo texto apresentado e pode-se afimar então que:
a) Incorreta. As tarefas laborais/trabalho são controladas cada vez mais de perto pelos sistemas e tecnologias gerenciais, mas nem sempre são operacionalizadas por essas tecnologias, já que atualmente há enorme número de técnicas e tecnologias para esse fim.
b) Incorreta. Capacitação de profissionais liberais seria uma opção restrita a apenas um grupo de trabalhadores e tal tema não é abordado no texto.
c) Correta. O trabalhador está cada vez mais dependentes de maquinário complexo e tecnologias de diversos tipos. Há cada vez mais mudanças nas relações de trabalho, já que os tipos de trabalho mudaram radicalmente ao longo do tempo e há uma tendência para que a maior parte dos trabalhadores acabe assumindo tarefas de pouca responsabilidade técnica e, portanto, mais facilmente substituíveis, resultando em mudanças mundiais nas legislações trabalhistas, que cada vez mais fragilizam a situação do trabalhador, facilitando por exemplo sua contratação temporária e posterior demissão.
d) Incorreta. O processo de hierarquização dos cargos executivos é típico do Taylorismo (décadas de 1920 a 1970), sendo que o texto aborda o período subsequente, referente ao Toyotismo.
e) Incorreta. A aplicação de conhecimentos científicos, principalmente no desenvolvimento industrial é inaugurado na Segunda Revolução Industrial, no final século XIX e, assim, não condiz com o momento exposto no texto.