Escravo fugido
No dia 8 de Outubro do anno proximo passado fugio da fazenda do Bom Retiro, propriedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado superior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary.
Quem o aprehender e entregar ao seu senhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protesta-se com o rigor da lei contra quem o ac outar.
15 - 13
Escravo fugido. Jomal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponlvel em: http://bndigilal.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado).
No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?
a) |
Criação de relações de trabalho. |
b) |
Fundação de territórios quilombolas. |
c) |
Suavização da aplicação de normas. |
d) |
Regularização das funções remuneradas. |
e) |
Constituição de economia de subsistência. |
a) Correta. O anúncio publicado na segunda metade do século XIX, além de descrever as características físicas do escravo José, informa que tal escravo "intitula-se forro", ou seja, apresentava-se como liberto, ex-escravo que de alguma forma obteve a carta de alforria. Além disso, o anúncio alerta que em uma primeira tentativa de fuga, José "esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary". Aqueles que eram denominados e que se autodenominavam como camaradas, desempenhavam diversas funções tanto em ambientes urbanos quanto rurais, sendo que sua presença aparece relatada em atividades ligadas à extração, lavoura, criação de gado, nos transportes fluvial e terrestre, entre outras. Esses trabalhadores intitulados camaradas eram contratados para desenvolver determinadas atividades e recebiam remuneração por sua realização. Assim, eram comuns declarações nos processos criminais oitocentistas pessoas que afirmavam "viver como camarada". Portanto, podemos considerar que a estratégia de José foi estabelecer uma nova relação de trabalho, ao fugir, apresentar-se como liberto e passar a prestar serviços para um fazendeiro.
b) Incorreta. Embora a criação de quilombos fosse um método muito utilizado como resistência à escravidão, não há menção no anúncio de que o escravo José tenha fundado um quilombo ou se refugiado em um.
c) Incorreta. Não ocorreu uma suavização da aplicação de normas na estratégia de José, mas sim uma tentativa de subvertê-las ao apresentar-se como liberto e buscar um novo trabalho.
d) Incorreta. Enquanto escravo, José não possuía funções remuneradas para serem regularizadas.
e) Incorreta. O escravizado José não constituiu uma economia de subsistência, mas sim buscou trabalhar para um fazendeiro em Capivari.