Logo UNESP

Questão 10 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 10

charges e tirinhas

Examine a tirinha de André Dahmer.

(André Dahmer. Malvados, 2019.)

Na tirinha, o personagem que fala ao microfone



a)

pretende tornar o mundo mais solidário.

b)

mostra-se empenhado em tornar o mundo menos egoísta.

c)

está preocupado com a própria sobrevivência.

d)

mostra-se empenhado na difusão do egoísmo.

e)

está preocupado em tornar-se menos egoísta.

Resolução

a) Incorreta. Não há nenhum indício na tirinha de que o personagem tenha a intenção de tornar o mundo mais solidário, pois, se assim fosse, ele certamente se mostraria disposto a compartilhar o que sabe, e não é isso que acontece, conforme evidencia o terceiro quadrinho.

b) Incorreta. No primeiro quadrinho, o personagem informa que apenas os mais egoístas sobrevivem e, ao afirmar, no terceiro quadrinho, que não iria ensinar o egoísmo aos demais, o personagem demonstra explicitamente não estar empenhado em tornar o mundo menos egoísta.

c) Correta. O personagem da tirinha, já no primeiro quadrinho, anuncia que apenas os mais egoístas sobrevivem. Ao ser questionado, então, se ensinaria o egoísmo às outras pessoas e responder que não, o personagem demonstra que está preocupado com a própria sobrevivência, uma vez que, seguindo a lógica por ele apresentada, se só ele soubesse ser egoísta, só ele sobreviveria. A ironia da tirinha de André Dahmer se constrói justamente nesse sentido: ao não compartilhar com os outros a sua descoberta, o personagem é caracterizado como egoísta, o que justamente o levaria a sobreviver.

d) Incorreta. O terceiro quadrinho da tirinha explicita que a difuso do egoísmo não é uma preocupação/intenção do personagem, dado que ele se recusa expressamente a ensinar o egoísmo aos outros presentes.

e) Incorreta. A própria escolha por guardar para si a descoberta que fez sobre o egoísmo demonstra que o personagem não tem interesse em se tornar menos egoísta: ao contrário, parece justamente querer se manter egoísta para conseguir sobreviver.