[...] a Europa começa a se constituir com a Idade Média. A civilização da Antiguidade romana só compreendia uma parte da Europa: os territórios do sul, situados na sua maioria em torno do Mediterrâneo.
(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.)
A constituição da Europa na Idade Média derivou, entre outros fatores,
a) |
da bipartição do Império Romano em dois Estados política e economicamente aliados. |
b) |
da liderança do Papado sobre os territórios europeus na luta pela reconquista da Terra Santa. |
c) |
da articulação das diversas regiões do continente num espaço político e religioso comum. |
d) |
da unificação das terras do ocidente europeu, para combater invasores oriundos da Eurásia. |
e) |
da uniformização jurídica e social dos vários Estados europeus, na busca de novas rotas para as Índias. |
a) Incorreta. A divisão do antigo Império Romano se deu em 395 d.C., quando o imperador Teodósio repartiu seus domínios entre seus dois filhos. Foi assim que surgiu o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. Porém, segundo o texto, os domínios romanos estavam localizados mais ao sul da Europa, próximos ao Mediterrâneo e, assim, ainda não constituíam o que o autor do excerto, o historiador Jacques Le Goff, considera como a Europa, uma vez que esse conceito incluiria regiões que não pertenciam ao antigo Império Romano.
b) Incorreta. De fato, a participação do papado para a unificação do território europeu foi muito importante, uma vez que o Cristianismo dava coerência e unificação cultural a todos os povos que lá habitavam. Porém, a questão da conquista da Terra Santa se dará apenas com o advento das Cruzadas, que se iniciaram apenas na Baixa Idade Média, a partir do século XI.
c) Correta. A conversão dos povos bárbaros ao Cristianismo ao longo da primeira metade da Alta Idade Média pôde criar um espaço geográfico que, embora estivesse perpassado por grandes disputas internas, ganhou certa unidade política e religiosa quando se transformou naquilo que foi chamado de cristandade, onde certos valores políticos e religiosos eram comuns a todos.
d) Incorreta. Nunca aconteceu uma total união de todas as terras do ocidente no intuito de combater as invasões dos povos bárbaros que, vindos da Ásia, tentaram se estabelecer no continente Europeu até pelo menos o século X.
e) Incorreta. O conceito de Estado se reduziu drasticamente após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. Nesse sentido, ao longo do período feudal, nunca houve um Estado estável com unificação jurídica e social que tivesse pretensões de organizar expedições com o objetivo de buscar especiarias orientais.