São características da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, respectivamente,
a) |
a criação do Tribunal do Santo Ofício e a proibição da comercialização de perdões e indulgências. |
b) |
a rejeição da busca capitalista do lucro e a manutenção do dogma da infalibilidade papal. |
c) |
a defesa do celibato clerical e a decretação de uma listagem de livros proibidos. |
d) |
a justificação pela fé e o avanço do trabalho missionário e educativo. |
e) |
a condenação da usura e a defesa da livre tradução e interpretação dos textos religiosos. |
a) Incorreta. O Tribunal do Santo Ofício, ou Santa Inquisição, era uma instituição católica que já existia desde o século XII e que tinha como objetivo principal eliminar movimentos considerados heréticos pela Igreja. Assim, sua adoção foi uma característica da Reforma católica ou Contrarreforma. O mesmo podemos afirmar com relação à proibição da venda de indulgências, ou seja, do perdão, que passou a vigorar após a realização do Concílio de Trento (1546-1563), um dos acontecimentos mais importantes da Contrarreforma.
b) Incorreta. A rejeição da busca capitalista pelo lucro não pode ser considerada uma característica da Reforma protestante. Ao contrário, segundo o sociólogo Max Weber (1864-1920), a reforma calvinista, que tinha entre seus pontos principais a valorização do trabalho, acabou criando um ambiente favorável ao desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI. De fato, a manutenção da crença na infalibilidade do papa foi uma característica da contrarreforma, uma vez que ela foi confirmada pelo Concílio de Trento.
c) Incorreta. A defesa do celibato clerical, ou seja, a proibição ao clérigo de se casar, não foi uma característica da Reforma protestante. Ao contrário, um dos expoentes das reformas religiosas, Martinho Lutero, após romper com a Igreja, logo se casou. De fato, a criação de uma lista de livros proibidos, chamado de Índex, foi uma das características da Contrarreforma, pois foi um dos pontos aprovados pelo Concílio de Trento.
d) Correta. A justificação pela fé foi o ponto defendido por Lutero para mostrar sua opinião de como os indivíduos alcançariam a salvação de suas almas. Dessa forma, esse conceito é uma característica da Reforma Protestante. Já a criação da Companhia de Jesus (1534), cujo objetivo era a atuação dos chamados padres jesuítas no campo da educação e serviço missionário, marcou uma das medidas adotadas pelo Igreja católica ao longo da Contrarreforma.
e) Incorreta. A condenação à usura e cobrança de juros não foi uma característica da Reforma Protestante, uma vez que essa visão era a predominante advinda da Igreja católica. Ao mesmo tempo, havia uma condenação dos católicos à livre leitura e interpretação da Bíblia, pois aquela instituição desejava monopolizar o conhecimento em relação às escrituras.