Real alicerce da sociedade, os escravos chegaram a constituir, em regiões como o Recôncavo, na Bahia, mais de 75% da população. Desde o século XVI e até a extinção do tráfico, em 1850, o regime demográfico adverso verificado entre os cativos – em razão das mortes prematuras e da baixa taxa de nascimento – levou a uma taxa de crescimento negativo [...].
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)
A variação demográfica indicada no excerto provocou
a) |
a proibição das punições físicas e a melhoria no tratamento destinado aos escravizados. |
b) |
o surgimento de leis destinadas à redução do uso de escravizados nas lavouras de cana. |
c) |
o apoio da Coroa portuguesa ao apresamento e à escravização de indígenas. |
d) |
a necessidade constante de importação de mão de obra de africanos escravizados. |
e) |
o estímulo à imigração e a transição para o trabalho assalariado nas cidades e no campo. |
a) Incorreta. Na verdade, a alta taxa de mortalidade dos escravos estava diretamente ligada aos maus tratos que os cativos sofriam. Assim, não podemos dizer que houve períodos de proibições de castigos físicos ou melhoria de tratamento. Ao contrário, diante de qualquer possibilidade de alguma revolta, o tratamento se tornava ainda mais rígido e, na verdade, a opção dos senhores foi ampliar a importação de escravos diante da alta mortalidade e, assim, poder repor os números de trabalhadores.
b) Incorreta. Embora tenham existido algumas leis que tinham por objetivo acabar com o tráfico, como por exemplo a de 1831, elas não foram cumpridas. Dessa forma, até 1850, quando a Lei Eusebio de Queirós acabou definitivamente com o tráfico de escravos, nenhuma restrição havia sido colocada contra essa atividade.
c) Incorreta. Embora a prática de escravização dos indígenas tenha tido um auge no século XVII, no contexto do domínio holandês de parte da região Nordeste, logo a partir do século XVIII, no contexto das reformas pombalinas, o trabalho escravo indígena foi proibido pela coroa portuguesa.
d) Correta. De fato, diante da necessidade de reposição da mão de obra escrava devido à sua alta taxa de mortalidade, os senhores de engenho optaram pelo aumento sistemático da importação de novos braços para suas lavouras.
e) Incorreta. O estímulo à imigração se deu apenas após a segunda metade do século XIX com a proibição do tráfico pela Lei Eusébio de Queirós, fato que levou à necessidade de substituir a mão de obra escrava e ao estímulo para a vinda de imigrantes, o que levou a uma lenta transição para o trabalho assalariado.