A Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança expôs
a) |
as diferenças estruturais e institucionais entre as colonizações portuguesa e espanhola na América. |
b) |
a hegemonia da presença imperialista britânica e norte-americana na América do Sul. |
c) |
as tensões regionais e disputas comerciais e políticas entre os Estados da região. |
d) |
as ideologias opostas e as distintas posturas diplomáticas adotadas pelos novos Estados americanos. |
e) |
a insistência política e militar espanhola para preservar suas últimas colônias americanas. |
A Guerra do Paraguai ocorreu entre os anos de 1864 e 1870 e envolveu, de um lado, o Paraguai, governado por Solano López, e, do outro, a aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai, conhecida como Tríplice Aliança. Tendo sido um dos maiores conflitos militares da história da América, foi sujeito a diversas interpretações e a um longo debate historiográfico. Após os anos de guerra, o Paraguai terminou devastado, enquanto o Brasil, seu principal adversário, vivenciou mudanças que levariam a uma reconfiguração da sociedade e do império brasileiros. Entre elas, podemos notar a profissionalização e o aumento de importância do Exército; a intensificação do debate sobre a abolição, inclusive por conta de escravos terem sido libertos para incorporar as tropas brasileiras; o início das tensões que levariam à crise do império e a presença forte do império brasileiro na Bacia do Rio da Prata.
a) Incorreta. Embora existam diferenças entre as colonizações espanhola e portuguesa (órgãos administrativos, formas de trabalho adotadas, configurações da exploração econômica), a Guerra do Paraguai pode ser entendida em torno das dinâmicas nacionais dos países sul-americanos, países esses que buscavam construir e consolidar seus Estados e seus territórios, não dialogando com seus passados coloniais e sim com seus presentes de países independentes.
b) Incorreta. A presença inglesa na América do Sul era bastante expressiva, mas dava-se principalmente por meio de influência comercial, não contando de maneira direta com ocupação militar ostensiva ou interferência explícita sobre os governos americanos. Podemos até considerar que práticas imperialistas apareciam, embora não fosse um imperialismo de modelo clássico, como a Inglaterra praticava na Índia. Em relação aos Estados Unidos, já havia uma maior interferência desse país nas questões do continente americano desde a Doutrina Monroe, de 1823. Porém, considera-se que os estadunidenses lançam-se de maneira direta ao imperialismo em finais do século XIX, notadamente após sua influência na Guerra Hispano-Americana e na independência de Cuba, em 1898, portanto, após a Guerra do Paraguai.
c) Correta. A maneira mais coerente de se explicar a Guerra do Paraguai e os conflitos envolvendo a região Platina (com as intervenções militares do Brasil na Argentina e no Uruguai) é por meio da complexa geopolítica regional ao longo do século XIX. Em um momento em que se buscava consolidar os Estados independentes na América do Sul, diversos projetos políticos surgem. No Uruguai, por exemplo, há a disputa entre o Partido Blanco (de tendência mais conservadora e representante das oligarquias rurais) e o Partido Colorado (de tendência mais liberal, representante das classes médias e intelectuais urbanos). Essas disputas políticas trazem divergências em relação ao comércio e à economia, notadamente no que se refere à navegação na Bacia do Rio da Prata, importante região para transporte e para escoamento de produtos. Se algum governante platino defendesse limitar a livre navegação na Bacia do Prata, isso poderia afetar toda a economia da região. No caso brasileiro, por exemplo, a navegação era importante para fácil acesso ao interior do país, chegando a províncias como a do Mato Grosso utilizando a bacia hidrográfica. Quando as diferenças de projetos nacionais tornaram-se inconciliáveis, o que ocorreu durante o governo de Solano López no Paraguai, explodiu a guerra.
d) Incorreta. Existiam diferenças de projetos nacionais entre os países sul-americanos naquele momento. Porém, é muito vago falar em ideologias opostas, já que a questão premente à época dizia respeito mais a uma questão comercial e política do que ideológica. No referente às posturas diplomáticas distintas, isso é uma afirmação generalista, já que nesse contexto ocorreram alianças e projetos diplomáticos comuns, como o expresso pela junção de Brasil, Argentina e Uruguai na Tríplice Aliança.
e) Incorreta. A Espanha possuía poucas colônias na América quando ocorreu a Guerra do Paraguai, sendo que o caso mais notável é o de Cuba, que continuou sob domínio espanhol até o final do século XIX. Porém, não houve intereferência espanhola para preservar colônias durante a Guerra do Paraguai, até mesmo porque os países envolvidos já haviam se emancipado de suas metrópoles, sejam elas Portugal ou Espanha.