Leia alguns dos versos da canção Passaredo, de Chico Buarque e Francis Hime.
Ei, pintassilgo
Oi, pintarroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu
Foge, asa-branca
Vai, patativa
Tordo, tuju, tuim
Xô, tié-sangue
Xô, tié-fogo
Xô, rouxinol, sem-fim
Some, coleiro
Anda, trigueiro
Te esconde, colibri
Voa, macuco
Voa, viúva
Utiariti
Bico calado
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aÍ
(www.letras.mus.br)
Nesse trecho da canção, os autores citam 23 nomes populares, pelos quais essas aves são conhecidas. Contudo, no que se refere à classificação taxonômica, e considerando apenas as informações do trecho da canção, as aves citadas pertencem a
a) |
23 gêneros, mas não se pode inferir sobre o número de espécies. |
b) |
um único gênero, mas não se pode inferir sobre o número de espécies. |
c) |
23 espécies, todas elas classificadas em um único gênero. |
d) |
uma única família, mas não se pode inferir sobre o número de ordens. |
e) |
uma única classe, mas não se pode inferir sobre o número de gêneros. |
A letra da canção traz 23 nomes populares de aves, e analisando a partir apenas do que foi fornecido, é impossível saber quais são as espécies apresentadas.
Da mesma forma, não é possível saber os gêneros, ou mesmo as ordens ou famílias.
A partir de um conjunto tão grande de animais, tendo em mãos apenas a informação de que são aves, a única categoria taxonômica que certamente podemos apontar como sendo comum a todos os animais, é a classe, que neste caso é exatamente a classe das Aves. Qualquer tipo de análise de ordens, famílias, gêneros ou espécies seria mera especulação.
A existência da nomenclatura científica, com suas regras e formalidades, é justamente o que permite que um organismo seja reconhecido universalmente em qualquer idioma, o que seria impossível com o uso de nomes populares, que estão sujeitos a modismos, tradições ou peculiaridades linguísticas de todo tipo.
Desta forma, temos:
a) Incorreta. Não é possível afirmar que são 23 gêneros, pois alguns dos animais apresentados podem ser do mesmo gênero, e não é possível determinar isso apenas a partir dos nomes populares.
b) Incorreta. Não é possível, apenas a partir dos nomes populares, afirmar que seriam todos os animais apresentados do mesmo gênero.
c) Incorreta. Provavelmente são realmente 23 espécies, mas não há como ter certeza disso, pois um mesmo animal pode ter nomes populares diferentes. Além disso, não é possível afirmar que todos pertenceriam ao mesmo gênero.
d) Incorreta. Não é possível saber se a família é a mesma em todos os casos apresentados. Além disso, se forem todos da mesma família, também teríamos que encontrar obrigatoriamente uma única ordem, uma vez que esta categoria taxonômica é mais abrangente que a família.
e) Correta. Sendo todos os animais apresentados aves, certamente pertencem à mesma classe, mas não podemos saber mais nada abaixo desta categoria, como explicado na introdução acima.