Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identificar a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identificação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila.
Nesse experimento, ao microscópio, o pesquisador
a) |
não observou células íntegras de hemácias ou algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila. |
b) |
observou apenas células íntegras de hemácias, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de clorofila. |
c) |
observou apenas células íntegras de algas, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de hemoglobina. |
d) |
observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa não identificou moléculas de hemoglobina ou de clorofila. |
e) |
observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila. |
A questão solicita conhecimento acerca do processo de osmose, que é o transporte de solvente entre dois meios, sendo que o movimento da água ocorre do meio hipotônico (com menor concentração de solutos) para o meio hipertônico (com maior concentração de solutos) até que as concentrações das soluções se igualem. As células quando colocadas em meios de concentrações diferentes do meio intracelular sofrem alteração de volume. As hemácias são células animais e não possuem parede celular. Dessa forma, quando colocadas em meio hipotônico estão sujeitas ao rompimento, processo denominado hemólise. Já as algas possuem parede celular, que protege a célula de rompimento em meio hipotônico, mesmo com o ganho de água.
A figura abaixo ilustra o processo de osmose de células animais (sem parede celular) e vegetais (com parede celular) em diferentes meios (solução hipotônica, solução isotônica e solução hipertônica). As células vegetais ilustram o comportamento de células com parede celular, como as das algas verdes.
(BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Jane B. Reece et al. 10. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. E-BOOK. (1 recurso online). ISBN 9788582712306. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712306. Acesso em: 15 nov. 2021.)
No experimento, as células foram colocadas em água destilada, que é um meio hipotônico, por um período de uma hora. Durante esse tempo ocorreu a entrada de água nas células, que apresentam o meio intracelular hipertônico, levando ao aumento do volume celular. No caso da célula animal, espera-se que ocorra o rompimento celular e a proteína hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio nos eritrócitos, será liberada para a solução. Já as células da alga verde não serão rompidas devido à presença da parede celular e seu conteúdo celular, que seria o pigmento fotossintético clorofila, não será liberado no sobrenadante. Ainda, no material precipitado serão observadas hemácias rompidas e células de algas íntegras.
a) Incorreta. As células das algas não serão rompidas devido à presença da parede celular. Na solução aquosa serão identificadas as moléculas de hemoglobina.
b) Incorreta. As hemácias serão rompidas em meio hipotônico. Assim, na solução aquosa serão identificadas apenas as moléculas de hemoglobina.
c) Correta.
d) Incorreta. As hemácias serão rompidas em meio hipotônico e na solução aquosa serão identificadas apenas as moléculas de hemoglobina.
e) Incorreta. As hemácias serão rompidas em meio hipotônico e na solução aquosa serão identificadas apenas as moléculas de hemoglobina. Se não houvesse rompimento celular, nenhuma das moléculas (clorofila ou hemoglobina) seriam encontradas na solução aquosa.