Analise o esquema, que representa um mecanismo para o controle e manutenção da temperatura ambiente em um determinado cômodo de uma residência.
O organismo humano possui mecanismos fisiológicos análogos ao representado no esquema, os quais mantêm a homeostase ou equilíbrio interno do corpo. Dois exemplos de mecanismos fisiológicos que atuam de modo análogo ao representado no esquema são
a) |
a determinação da intensidade e frequência das contrações uterinas durante o parto, e a produção de hormônios pela tireoide, sob controle hipotalâmico. |
b) |
a determinação da intensidade e frequência das contrações uterinas durante o parto, e a concentração de dióxido de carbono no líquido extracelular. |
c) |
a secreção de leite pelas glândulas mamárias, e o controle dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea quando da perda excessiva de sangue por hemorragia. |
d) |
o controle dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea quando da perda excessiva de sangue por hemorragia, e o controle da quantidade de glicose no sangue. |
e) |
a produção de hormônios pela tireoide, sob controle hipotalâmico, e o controle da quantidade de glicose no sangue. |
O esquema apresentado exemplifica um mecanismo de controle para a manutenção da temperatura em um intervalo confortável para os ocupantes de um determinado cômodo de uma residência. No esquema, quando o termostato detecta temperaturas abaixo do confortável, o sistema de aquecimento é ligado, aquecendo o ambiente, porém, quando a temperatura ultrapassa o intervalo desejado, o termostato é desligado, provocando a redução da temperatura.
Nos organismos biológicos também encontramos mecanismos de equilíbrio semelhantes, importantes para a manutenção do meio interno em condições compatíveis com a vida. A temperatura corporal, a concentração osmótica do sangue, a concentração dos diversos hormônios corporais, o equilíbrio ácido base e muitos outros atributos corporais variam dentro de uma faixa, dentro da qual a sobrevivência é possível. Essa propriedade, encontrada nas mais variadas formas de vida, é conhecida como homeostase e pode ser descrita como um estado de equilíbrio dinâmico no qual a vida tenta se manter para poder ser sustentada.
O mecanismo biológico de equilíbrio comumente empregado pelo nosso corpo é a retroalimentação negativa, ou feedback negativo.
a) Incorreta. A determinação da intensidade das contrações uterinas é regulada por um mecanismo de feedback positivo, que não leva a um estado de equilíbrio. O hipotálamo produz o hormônio ocitocina, que estimula as contrações uterinas, o resultado é o estiramento do canal cervical da região do colo uterino materno pela cabeça do bebê, devidamente posicionado durante o parto. Tal estiramento cria um reflexo neuro-hormonal que reforça a produção de ocitocina, criando um ciclo vicioso que só termina com o fim do parto e se distancia do mecanismo de equilíbrio pedido na questão. A produção de hormônios pela tireoide poderia servir como exemplo.
b) Incorreta. Conforme explicado anteriormente, as contrações uterinas do parto são reguladas por um mecanismo diferente do apresentado na questão. Já a concentração do dióxido de carbono no líquido extracelular poderia ser válida como resposta, pois é regulada pela atuação do centro respiratório do bulbo cefalorraquidiano na determinação da frequência respiratória. A frequência respiratória pode aumentar ou diminuir, dependendo do pH do sangue, o qual varia em função das concentrações de CO2 no líquido extracelular.
c) Incorreta. A secreção de leite pelas glândulas mamárias não poderia ser válida como resposta, pois a ejeção do leite também é estimulada pela ocitocina, produzida em resposta ao estímulo de sucção feito pelo bebê. O mecanismo deixa de existir quando o bebê deixa de ser amamentado, o que se distancia do esquema de equilíbrio apresentado. O controle do batimento cardíaco é regulado pelo próprio coração, a partir da atuação das células dos nódulos sinoatrial e atrioventricular que independe da situação hemorrágica citada na alternativa. Além disso, a frequência cardíaca é ajustada conforme a demanda de oxigênio nos tecidos e não segue um valor fixo de equilíbrio a ser mantido.
d) Incorreta. Como mencionado acima, o controle do batimento cardíaco não segue um mecanismo de feedback negativo promotor de equilíbrio, já o controle da quantidade de glicose plasmática poderia ser citado como baseado em equilíbrio.
e) Correta. A produção de tiroxina pela tireoide é estimulada pelo hormônio tireotrófico (TSH), produzido pela adenoipófise sob a influência do controle hipotalâmico. A própria tiroxina, quando em concentrações mais elevadas, inibe a produção do TSH, cessando o estímulo na tireoide e reduzindo a tiroxina. Em concentrações mais baixas, a tiroxina não faz a inibição da adenoipófise, a qual volta a produzir TSH, restabelecendo o estímulo na tireoide. Esse mecanismo de feedback positivo possibilitada a homeostase da tiroxina e a sua manutenção em equilíbrio dinâmico. Já a quantidade de glicose plasmática é controlada pela atuação do pâncreas endócrino. Em situações de hiperglicemia, alta concentração de glicose plasmática, a glândula libera a insulina, hormônio responsável pela redução da glicemia, já em situações hipoglicêmicas a glândula libera o glucagon, hormônio responsável pela elevação da glicemia. Nos dois casos o organismo procura manter o valor da concentração plasmática de glicose em uma faixa de equilíbrio, conhecida como normoglicemia. Os dois casos citados na alternativa seguem esquemas semelhantes ao mostrado no enunciado da questão.