Logo UNESP

Questão 73 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 73

Reação de Dupla Troca Nomenclatura de Sais Nomenclatura das Bases Nomenclatura de Ácidos Classificação de Ácidos Classificação das Bases

    Otto Tachenius (c.1620 – c.1690), médico, farmacêutico, iatroquímico e alquimista alemão, dizia que tudo no Universo é constituído por dois “princípios”, o ácido e o álcali. Em termos de “ácido” e “álcali”, explicava uma série de fenômenos, alguns deles de forma ainda hoje consistente. Por exemplo:

    – A força dos ácidos varia, e os ácidos mais fortes deslocam os mais fracos de seus sais.

(Juergen Heinrich Maar. Pequena história da química, 1999. Adaptado.)

Um exemplo atual dessa concepção de Tachenius encontra- -se na mistura entre soluções aquosas de



a)

hidróxido de sódio e cloreto de amônio.

b)

ácido clorídrico e cloreto de amônio.

c)

ácido acético e cloreto de sódio.

d)

hidróxido de amônio e sulfato de sódio.

e)

ácido nítrico e acetato de sódio.

Resolução

A processo citado no texto indica a reação de um ácido forte com um sal, portanto, caracteriza uma reação de metátese (dupla-troca). Um dos fatores de ocorrência de dupla-troca é a formação de um composto com menor grau de dissociação, ou seja, que tende manter um cátion e um ânion dos reagentes ligados no produto, seja na forma iônica (sal insolúvel, por exemplo) como na forma molecular (gerando ácido fraco, por exemplo). Sendo assim, a reação procurada deverá formar um ácido fraco a partir da reação de um ácido forte e um sal.

 

A) INCORRETO. O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte e o cloreto de amônio (NH4Cl) é um sal derivado de um ácido forte (HCl), sendo assim, a reação não ocorre visto que formaria um ácido forte na reação de dupla-troca.

B) INCORRETO. O ácido clorídrico (HCl) é um ácido forte e o cloreto de amônio (NH4Cl) é um sal derivado desse mesmo ácido, sendo assim, não há reação visto que os possíveis produtos da dupla-troca seriam os mesmos componentes.

C) INCORRETO. O ácido acético (H3CCOOH) é um ácido orgânico fraco e o cloreto de sódio (NaCl) é um sal proveniente de um ácido forte (HCl), sendo assim, a reação não ocorre visto que formaria um ácido forte na reação de dupla-troca.

D) INCORRETO. O cloreto de amônio (NH4Cl) e o sulfato de sódio (Na2SO4) são sais, portanto, não se encaixam na descrição dada. Além do mais, a reação de dupla-troca não ocorre visto que os produtos hipotéticos (NH4SO4 e NaCl) permaneceriam dissociados.

E) CORRETO. O ácido nítrico (HNO3) é um ácido forte e o acetato de sódio (CH3COONa) é um sal proveniente de um ácido fraco (ácido acético, H3CCOOH), sendo assim, a reação ocorre e os produtos de dupla-troca serão um novo sal e um ácido fraco.

 

Obs: Utilizando o conceito de Bronsted-Lowry, temos que os ácidos mais fortes (HA) apresentam a tendência de doar H+ para as bases conjugadas (B-) dos ácidos mais fracos (HB), as quais estariam na forma de um sal. Desse modo, teremos o "deslocamento" dessas bases conjugadas a partir de seus sais:

        HA(aq)       +      B-(aq)                 HB(aq)       +       A-(aq)     ácido            base conjugada         ácido fraco          base conjugada     forte              do ácido fraco             formado               do ácido forte