Tal movimento deriva quase todos os seus critérios de probabilidade do empirismo das ciências naturais. Baseia seu conceito de verdade psicológica no princípio de causalidade, o desenvolvimento apropriado da trama na eliminação do acaso e dos milagres, sua descrição do ambiente na ideia de que todo e qualquer fenômeno natural tem lugar numa interminável cadeia de condições e motivos, sua utilização de detalhes característicos no método de observação científica – que não despreza circunstância alguma, por mais insignificante e trivial que seja.
(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1994. Adaptado.)
O texto refere-se ao movimento
a) |
árcade. |
b) |
simbolista. |
c) |
realista. |
d) |
romântico. |
e) |
modernista. |
a) Incorreta. Apesar de surgir durante o período denominado Iluminismo (movimento intelectual que valorizava a razão e as ciências), o Arcadismo é um movimento artístico que segue determinados padrões, como a exploração do cenário campestre, pastoril, construindo um ambiente harmonioso, simples e agradável. Influenciados pela cultura greco-romana, os árcades produzem obras pautadas em convenções, sem que haja, portanto, um compromisso com a realidade circundante ou com uma visão cientificista. Dessa forma, não há correspondência entre o movimento árcade e o texto de Arnold Hauser.
b) Incorreta. O Simbolismo valoriza a subjetividade, buscando uma visão pessoal da realidade. Os simbolistas exploravam o mundo inconsciente e, muitas vezes, a religiosidade e o misticismo. Na literatura, sua estética é marcada por uma linguagem fluida, vaga e pela exploração da musicalidade. Dessa forma, o movimento simbolista opõe-se a uma visão cientificista, empirista, que analisa objetivamente a realidade em busca de explicações racionais.
c) Correta. Surgido na segunda metade do século XIX, o movimento realista é fortemente influenciado pelas correntes filosóficas e científicas que se desenvolveram nesse período, como o cientificismo, o positivismo e o determinismo. Desse modo, os artistas realistas assumem um "compromisso com a verdade" e buscam, por meio da observação objetiva e impessoal, uma análise minuciosa da realidade. Para tanto, utilizam-se, em suas obras, dos critérios mencionados por Hauser: o "empirismo das ciências naturais", o "princípio de causalidade" e o "método de observação científica".
d) Incorreta. Dentre as características gerais do movimento romântico, podem ser citadas a subjetividade, a valorização das emoções, a idealização (dos ambientes, das personagens, dos sentimentos) e a evasão (fuga da realidade). Assim, os artistas românticos não se baseiam em critérios científicos, tal como aponta o texto de Arnold Hauser. Além disso, o acaso e o "milagre" são, muitas vezes, explorados na construção de enredos em obras da literatura romântica.
e) Incorreta. Embora seja um movimento bastante amplo, é incorreto afirmar que as bases do modernismo provenham de conceitos e métodos científicos. Os artistas modernistas buscavam, num primeiro momento, romper com os modelos artísticos vigentes, pregando a liberdade de criação e valorizando a cultura popular.