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Questão 17 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

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Questão 17

textos científicos e de divulgação científica

Para responder às questões de 14 a 19, leia o artigo “Pó de pirlimpimpim”, do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro.

  Alcançar o aprendizado instantâneo é um desejo poderoso, pois o cérebro sem informação é pouco mais que estofo de macela1 . Emília, a sabida boneca de Monteiro Lobato, aprendeu a falar copiosamente após engolir uma pílula, adquirindo de supetão todo o vocabulário dos seres humanos ao seu redor. No filme Matrix (1999), a ingestão de uma pílula colorida faz o personagem Neo descobrir que todo o mundo em que sempre viveu não passa de uma simulação chamada Matriz, dentro da qual é possível programar qualquer coisa. Poucos instantes depois de se conectar a um computador, Neo desperta e profere estupefato: “I know kung fu”.

  Entretanto, na matriz cerebral das pessoas de carne e osso, vale o dito popular: “Urubu, pra cantar, demora.” O aprendizado de comportamentos complexos é difícil e demorado, pois requer a alteração massiva de conexões neuronais. Há consenso hoje em dia de que o conteúdo dos nossos pensamentos deriva dos padrões de ativação de vastas redes neuronais, impossibilitando a aquisição instantânea de memórias intrincadas.

  Mas nem sempre foi assim. Há meio século, experimentos realizados na Universidade de Michigan pareciam indicar que as planárias, vermes aquáticos passíveis de condicionamento clássico, eram capazes de adquirir, mesmo sem treinamento, associações estímulo-resposta por ingestão de um extrato de planárias já condicionadas. O resultado, aparentemente revolucionário, sugeria que os substratos materiais da memória são moléculas. Contudo, estudos posteriores demonstraram que a ingestão de planárias não condicionadas também acelerava o aprendizado, revelando um efeito hormonal genérico, independente do conteúdo das memórias presentes nas planárias ingeridas.

  A ingestão de memórias é impossível porque elas são estados complexos de redes neuronais, não um quantum de significado como a pílula da Emília. Por outro lado, é sim possível acelerar a consolidação das memórias por meio da otimização de variáveis fisiológicas envolvidas no processo. Uma linha de pesquisa importante diz respeito ao sono, cujo benefício à consolidação de memórias já foi comprovado. Em 2006, pesquisadores alemães publicaram um estudo sobre os efeitos mnemônicos da estimulação cerebral com ondas lentas (0,75 Hz) aplicadas durante o sono por meio de um estimulador elétrico. Os resultados mostraram que a estimulação de baixa frequência é suficiente para melhorar o aprendizado de diferentes tarefas. Ao que parece, as oscilações lentas do sono são puro pó de pirlimpimpim.

(Sidarta Ribeiro. Limiar: ciência e vida contemporânea, 2020.)

1 macela: planta herbácea cujas flores costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros.


Em “Ao que parece, as oscilações lentas do sono são puro pó de pirlimpimpim” (4o parágrafo), o autor caracteriza as “oscilações lentas do sono” como um processo



a)

imaginário.

b)

estéril.

c)

indefinido.

d)

complexo.

e)

produtivo.

Resolução

A metáfora “Ao que parece, as oscilações lentas do sono são puro pó de pirlimpimpim” utilizada no final do artigo articula-se ao seu título “Pó de pirlimpimpim”.

Para compreender tal comparação, era preciso que o candidato dominasse o significado de “pó de pirlimpimpim”, conceito também circunscrito ao universo criado por Monteiro Lobato em “Sítio do Pica Pau Amarelo”: um pó mágico (utilizado pela boneca Emília e também pelos demais personagens) que, em um passe de mágica, transportava pessoas de um lugar para outro.

a) Incorreta. As “oscilações lentas do sono” não se tratam de um processo imaginário, mas biológico.

b) Incorreta. “Estéril”, em seu sentido figurado, faz alusão a algo sem proveito ou utilidade; inútil. Em vista disso, não é possível afirmar que as oscilações lentas do sono sejam estéreis, uma vez que tal processo, segundo o autor, gera resultados positivos.

c) Incorreta. Embora o autor não defina exatamente o que são as oscilações lentas do sono, não é possível sustentar que se trate de um processo indefinido. No trecho anterior, inclusive, o neurocirurgião faz referência a uma pesquisa que teve como objeto de estudo justamente as oscilações de sono (“Em 2006, pesquisadores alemães publicaram um estudo sobre os efeitos mnemônicos da estimulação cerebral com ondas lentas (0,75 Hz) aplicadas durante o sono por meio de um estimulador elétrico”.).

d) Incorreta. Para descartar essa alternativa, é essencial que o candidato relembre o conceito de  “pó de pirlimpimpim”. Tendo isso em vista, o transporte possibilitado pelo pó mágico é simples e rápido, não complexo. Embora o processo das oscilações lentas do sono possa de fato ser complexo, o sentido mobilizado pelo trecho não é esse.

e) Correta. Levando em conta a função do pó mágico, é possível depreender que, em um corpo humano, o responsável por transportar o indivíduo às suas memórias e, consequentemente, ao aprendizado, é o sono. Segundo Sidarta Ribeiro, “Uma linha de pesquisa importante diz respeito ao sono, cujo benefício à consolidação de memórias já foi comprovado. (...) Os resultados mostraram que a estimulação de baixa frequência é suficiente para melhorar o aprendizado de diferentes tarefas.”. Trata-se, portanto, de um processo produtivo, uma vez que auxilia no aprendizado.