Logo UNESP

Questão 31 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 31

Mundo Grego Roma

Roma não era apenas o parente mais violento da Grécia Clássica, não estava apenas comprometida com engenharia, eficiência militar e absolutismo, enquanto os gregos haviam preferido a especulação intelectual, o teatro e a democracia.

(Mary Beard. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo, 2017. Adaptado.)

O excerto critica os estereótipos de Roma e Grécia antigas. Essa crítica justifica-se, pois



a)

a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas desconhecia a democracia.

b)

a filosofia grega derivou principalmente da tradição do pensamento metafísico desenvolvido no Império Romano.

c)

o teatro dramático desenvolveu-se sobretudo no Império Romano, uma vez que na Grécia estimulava-se prioritariamente a comédia.

d)

os direitos de cidadania no Império Romano eram exercidos pelo conjunto da população, por meio de ações políticas diretas.

e)

o expansionismo imperialista romano foi diretamente determinado pelo exemplo da militarização do cotidiano imposta nas cidades gregas.

Resolução

a) Correta. Uma das características fundamentais da Grécia Clássica é a ampla autonomia política garantida às cidades-estado, que apresentavam notável variedade em suas formas de governo. E, embora a democracia ateniense seja o modelo mais conhecido entre os adotados na Grécia Clássica, tal sistema pode ser considerado como uma exceção naquela civilização. Segundo o historiador Kurt Raaflaub, professor de história clássica da Brown University, nenhuma outra pólis obteve êxito em edificar um sistema que garantisse direitos políticos iguais a todos os cidadãos, independente de seu nascimento, educação, riqueza ou qualidades individuais. E, embora tenha inspirado outras cidades a adotarem o modelo democrático, apenas uma minoria de pólis chegou a adotar um sistema análogo ao ateniense. Nesse tema, o historiador Eric W. Robinson contabilizou ao menos cinquenta e quatro cidades que podem ser minimamente classificadas como “democráticas” em algum contexto de sua história antiga, um número diminuto diante de todo o universo de cidades-estado fundadas pelos gregos - cujas estimativas chegam em até mil cidades ao longo de sua história.

b) Incorreta. O estudo da metafísica não se originou de uma influência romana, sendo um ramo fundamental da própria filosofia grega clássica. Trata-se do campo que se interessa pelos princípios primeiros das coisas e da realidade, tendo como objeto as outras ciências, a existência do ser e da matéria, entre outros.

c) Incorreta. O teatro dramático teve considerável difusão tanto na Grécia Clássica como na Roma Antiga. No caso do teatro grego, destaca-se tanto o gênero da comédia - referente a pessoas comuns, com sátiras sobre seus costumes e modos de vida - como o da tragédia, que versava sobre personagens heroicos que lutavam contra seu destino.

d) Incorreta. A cidadania romana apresentava restrições próprias, não sendo correto generalizá-la como exercida a partir de "todo o conjunto da população". Por exemplo, escravos e estrangeiros não detinham a cidadania romana, ainda que o mundo romano permitisse meios de ascensão interna e de obtenção da cidadania - como a submissão pacífica de povos estrangeiros ao domínio romano, por exemplo. Outro equívoco da afirmativa é sugerir que a política romana pode ser caracterizada pela "ação política direta". Ainda que as assembleias desempenhassem importante papel dentro do sistema político, especialmente no contexto republicano, o protagonismo político em Roma estava além da decisão direta dos cidadãos. Enquanto que a República tinha suas questões públicas conduzidas prioritariamente pelos membros do Senado, composto principalmente por patrícios eleitos de forma vitalícia, o sistema imperial concentrava as principais deliberações na figura do próprio imperador.

e) Incorreta. Não é possível afirmar que o expansionismo romano foi determinado pela "militarização do cotidiano" imposta nas cidades gregas. Primeiramente, é contestável afirmar que as cidades gregas apresentam universalmente uma rigorosa militarização de seu cotidiano, característica mais vinculada à realidade espartana do que de toda a Grécia. Ademais, o expansionismo romano em si foi determinado por uma série de elementos, entre eles os econômicos, militares e políticos, não se reduzindo às influências oriundas do cotidiano do mundo grego.