Logo UNESP

Questão 32 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 32

Árabes e Islamismo

A migração de Maomé e seus seguidores para Medina, em 622, marca a



a)

conquista muçulmana da Terra Santa, após as lutas contra os cruzados europeus.

b)

passagem da união familiar e clânica dos árabes para a constituição de uma religião coesa.

c)

expansão política das oligarquias locais, por meio da imposição do islamismo a todos os árabes.

d)

consolidação da primeira religião baseada na Bíblia, fora do âmbito do cristianismo.

e)

transição do politeísmo imposto na Palestina para uma religião monoteísta institucionalizada.

Resolução

a) Incorreta. As Cruzadas foram expedições realizadas pelos cristãos na Baixa Idade Média, entre os século XI e XIII. Elas tiveram o objetivo de recuperar Jerusalém, no entanto, não atingiram o propósito inicial. Sendo assim, a alternativa está incorreta, pois menciona a migração de Maomé no século VII, ou seja, período anterior à ocorrência das Cruzadas. 

b) Correta. Ao longo do século VI, a pregação do princípio monoteísta por Maomé, assim como a condenação de outros cultos, desagradaram os comerciantes de Meca que controlavam a Caaba (principal templo de Meca, onde estava a Pedra Negra). Perseguido, Maomé e seus discípulos se dirigiram para Yatreb (futura Medina), localizada a aproximadamente 350 km ao norte de Meca. Esse deslocamento de Maomé e seus fiéis ocorrido em 622 ficou conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano. Em Medina, Maomé converteu muitas pessoas e organizou a cidade de acordo com seus ensinamentos. A partir de então, nos próximos dez anos, Maomé converteu a maioria das tribos árabes, utilizando eventualmente a força e unificando assim povos que antes eram dispersos. Ou seja, consolidou uma religião coesa, conforme mencionado pela alternativa. 

c) Incorreta. Não podemos afirmar que ocorreu uma expansão das oligarquias locais a partir da fuga de Maomé. Vale ressaltar que sua pregação desgradava justamente os comerciantes de Meca, de modo que podemos considerar que essas oligarquias não estavam satisfeitas com os ensinamentos do profeta da nova religião. Além disso, é muito categórico e incorreto afirmar que ocorreu a imposição do islamismo para todos os árabes. O fato de Maomé ter unificado diversas tribos árabes e as convertido ao islamismo não significa que todos os árabes tenham a mesma crença. 

d) Incorreta. O Islamismo não se baseia na Bíblia. O livro sagrado do Islamismo é o Corão, livro que consiste na manifestação de Deus através das revelações do profeta em que constam os dogmas religiosos, as bases éticas e morais do Islã, servindo como um modelo de conduta de seus fiéis. O Corão é um livro para ser recitado em orações litúrgicas e possui uma estrutura repetitiva que facilita a memorização e a incorporação das regras morais e civis.

e) Incorreta. A cidade de Meca está localizada na Península arábica, a aproximadamente 80 quilômetros de distância do litoral do Mar Vermelho. A Meca central se encontra num corredor entre montanhas, conhecido como o "vazio de Meca". Já Medina fica a aproximadamente 350 km ao norte de Meca. A migração de Maomé não ocorreu nem apresentou relação direta com a Palestina.