Logo UNESP

Questão 36 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 36

Luís XIV

Observe a imagem, que é uma parte da gravura “Luís XIV como imperador romano”, de Charles Perrault, 1670.

(Apud: Peter Burke. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV, 2009.)

A imagem associa a França do século XVII à Roma Antiga,



a)

recorrendo à figuração típica como símbolo de poder, conquista e grandiosidade.

b)

ironizando a insistência do monarca em se apresentar como continuador da tradição clássica.

c)

identificando o rei à coragem, à força e à ousadia dos gladiadores romanos.

d)

satirizando a preocupação do rei com a própria imagem e com a propaganda de seu governo.

e)

equiparando a extensão das áreas ocupadas pela França aos domínios imperiais romanos.

Resolução

a) Correta. A imagem apresenta uma associação entre o monarca francês Luís XIV e os antigos imperadores romanos, numa estratégia simbólica de ressaltar a autoridade política do monarca francês. Nesse recurso, artistas a serviço de Luís XIV utilizaram do repertório simbólico das representações de poder em Roma para enaltecer o comando contemporâneo do "Rei Sol", numa espécie de "mimetismo" das imagens e símbolos de poder. Tal estratégia não foi explorada exclusivamente por Luís XIV, sendo utilizada posteriormente pela propaganda napoleônica ou pela própria Itália Fascista - que também vinculavam suas lideranças políticas com a autoridade de um imperador romano. A propaganda de Luís XIV contribuiu para a consolidação de sua autoridade na França, tendo em vista que seu reinado é considerado o auge do absolutismo monárquico francês pela historiografia contemporânea.

b) Incorreta. A imagem não ironiza a figura de Luís XIV, mas sim enaltece seu sólido poder político. A associação com o mundo romano é estabelecida como alegoria de sua ampla autoridade monárquica, e não como uma crítica a uma suposta tentativa de continuar as tradições clássicas.

c) Incorreta. Como o próprio nome da obra indica ("Luís XIV como imperador romano"), é incorreto interpretá-la como uma associação aos gladiadores de Roma. A vinculação histórica feita pela imagem busca equiparar a autoridade de Luís XIV ao dos imperadores de Roma, enquanto que, por sua vez, os gladiadores eram personagens distantes do poder político formal naquela sociedade.

d) Incorreta. A imagem não é uma sátira das atitudes do rei, mas sim um próprio objeto de propaganda política. A imagem compõe um livro feito para celebrar um grande festival ocorrido em Paris, organizado pelo próprio Luís XIV antes da mudança da Corte francesa para Versalhes. Trata-se, portanto, de uma impressão oficial da monarquia francesa, cujo objetivo era salientar a autoridade monárquica e consagrar o poder do próprio rei entre seus súditos.

e) Incorreta. A imagem do exercício carece de qualquer elemento gráfico que trate da extensão territorial da França ou do Império Romano. Ademais, a comparação seria inadequada, já que a extensão máxima do Império Romano supera em muito o da França Absolutista no reinado de Luís XIV.