Logo UNESP

Questão 40 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 40

Guerra Fria

Gerações inteiras criaram-se à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. [...] A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial.

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995.)

A contradição entre os dois parágrafos do excerto justifica-se, pois havia



a)

uma retórica belicosa das duas superpotências, mas ambas auxiliaram-se mutuamente na preservação da neutralidade dos países que pertenciam às suas áreas de influência.

b)

discordâncias de ordem política entre Estados Unidos e União Soviética, mas os dois países desenvolveram conjuntamente com a ONU projetos de exploração espacial.

c)

divergências ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética, mas os dois países unificaram seus serviços de inteligência e mantiveram estreita colaboração diplomática.

d)

tensões entre os setores militares dos Estados Unidos e da União Soviética, mas os dois países obedeciam às determinações e decisões pacificistas da OTAN e do Pacto de Varsóvia.

e)

um clima de contínuo medo, mas as duas superpotências evitaram tomar decisão que pudesse provocar um conflito bélico direto e concreto.

Resolução

a) Incorreta.  No contexto da Guerra Fria, as duas superpotências - EUA e URSS - enfrentavam-se na disputa pela hegemonia mundial. Buscava-se resguardar as áreas sob influência de cada superpotência, de modo que a neutralidade era inviável, ou se estava na área de influência soviética (comunista) ou na área de influencia americana (capitalista). Nesse período, a busca pela hegemonia mundial fez com que EUA e URSS financiassem e apoiassem movimentos nacionalistas, principalmente na América Latina e na África. Assim, o mundo biporalizado enfrentava-se em regiões periféricas por meio de conflitos, golpes de Estado, revoluções e guerrilhas. 

b) Incorreta. A alternativa está incorreta, pois os projetos de exploração espacial não foram desenvolvidos conjuntamente com a ONU. Mesmo no período conhecido como coexistência pacífica, a competiçao entre as potências continuava, especialmente no que se refere às corridas armamentista e espacial. A corrida espacial era uma forma de propaganda e de mostrar superioridade perante o mundo, tendo sido desenvolvida paralelamente por URSS e EUA. Essa competição consumiu enormes investimentos de ambos os lados e acabou por desencadear grandes avanços tecnológicos que foram incorporados às telecomunicações, robótica e à informática. 

c) Incorreta. Os serviços de inteligência dos países não foram unificados, sendo estes considerados setores decisivos durante a Guerra Fria, já que permitiam ter acesso às informações que interfeririam nas corridas armamentistas e espaciais. A KGB, principal serviço de espionagem soviético, por exemplo, possuía diversos agentes duplos que tiveram papel importante na obtenção de segredos sobre o programa de armamento nuclear dos EUA e contribuiram para o avanço no desenvolvimento da bomba atômica soviética. 

d) Incorreta. No contexto de Guerra Fria, os europeus ocidentais sentiam-se cada vez mais ameaçados pela expansionismo soviético, tendo criado em 1950 a Organização do Tratado do Atlântico Norte, formada pelos Estados Unidos, Canadá e nações europeias ocidentais. A OTAN era um sistema de defesa militar coordenado pelos exércitos americanos e europeus, e previa que, caso um de seus integrantes fosse atacado, as demais nações sairiam em sua defesa. Em 1955, o Pacto de Varsóvia institucionalizou acordos militares do bloco socialista e previa também a defesa mútua contra agressões estrangeiras. Assim, essas associações foram criadas em um contexto altamente belicoso e faziam parte de um esforço de fortificação militar, sendo incorreto afirmar que tomavam decisões pacifistas. 

e) Correta. Apesar do clima beligerante, o arsenal nuclear das potências rivais refreava um conflito militar direto entre elas. Sabia-se que, caso o conflito direto acontecesse, as consequências seriam imprevisíveis e representavam chances reais de uma destruição sem precedentes.