Os corredores florestais são estratégicos para a conservação e a recuperação de paisagens degradadas. Sob o ponto de vista do meio ambiente, a implantação desses corredores é importante por combater
a) |
o impacto do efeito de borda e a movimentação de animais silvestres. |
b) |
a perda da produtividade dos solos e a expansão agrícola. |
c) |
o refúgio da fauna local e o descontrole biológico de pragas. |
d) |
a diminuição de áreas naturais e o isolamento de espécies. |
e) |
a fragmentação dos ecossistemas e o intercâmbio de polinizadores. |
Corredores florestais são tipos específicos de unidades de conservação, implantados nas últimas décadas, sendo elementos importantes para o planejamento ambiental, ao estabelecer união entre áreas de fragmentos florestais. A pergunta é sobre quais efeitos são combatidos por essas práticas:
a) incorreta. Não há combate à movimentação de animais silvestre, os corredores têm o efeito de aumentar a circulação dos animais. Os impactos nos efeitos de borda são mínimos.
b) incorreta. Não se combate a perda de produtividade de solo com a implantação de corredores, em geral usa-se corretivos químicos ou biológicos, os fertilizantes químicos e biológicos. A expansão agrícola é um dos motivos da implantação dos corredores, e pode ser uma forma para diminuir áreas de expansão agrícola, mas não é usual sua utilização com esse efeito.
c) incorreta. Os corredores não combatem o efeito de refúgio para a fauna local, ele na verdade incentiva esse efeito, ao aumentar as áreas possíveis para os animais circularem. As pragas em geral são combatidas com produtos químicos ou biológicos específicos (fungicidas, inseticidas, agrotóxicos em geral, além de técnicas biológicas de controle).
d) correta. Os corredores florestais são utilizados para combater o efeito da diminuição das áreas naturais, que levam ao isolamento das espécies. Com os corredores temos um novo espaço que conecta áreas antes isoladas, facilitando a circulação das espécies. Com o avanço do uso e ocupação do solo (por áreas urbanas ou rurais), há fragmentação das terras, e uma tendência de que as áreas de preservação fiquem cada vez menores e separadas, essa separação prejudica principalmente os animais silvestres, que têm dificuldade de se reproduzir, dependendo do tamanho desse fragmento, sendo a locomoção entre essas áreas muitas vezes perigosa, passando por rodovias ou áreas de plantações. Com o estabelecimento de corredores ecológicos florestais esses fragmentos passam a ter uma ligação florestal que tem apresenta formato de corretor (longo e estreito), facilitando a preservação das espécies que podem buscar alimento e abrigo em várias áreas.
e) incorreta. Os corredores combatem a fragmentação dos ecossistemas, mas não combatem o intercâmbio de polinizadores, eles aumentam esse intercâmbio