Logo UNESP

Questão 55 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 55

Tecnologia e Sociedade

Texto 1

Com que frequência você utiliza os seguintes meios como fonte de informação?

(“Redes sociais, notícias falsas e privacidade de dados na internet”. www12.senado.leg.br, novembro de 2019. Adaptado.)

Texto 2

O WhatsApp, aplicativo de mensagens por celular extremamente disseminado no Brasil, é visto como uma das redes mais propícias para a difusão de notícias falsas. Como é um aplicativo de mensagens privadas e não tem caráter público, é difícil rastrear as fake news espalhadas ali e avaliar seu alcance, o que preocupa pesquisadores.

(Juliana Gragnani. “Pesquisa inédita identifica grupos de família como principal vetor de notícias falsas no WhatsApp”. www.bbc.com, 20.04.2018. Adaptado.)

A leitura dos textos permite considerações filosóficas sobre a



a)

compreensão da aceitação da indústria cultural no cotidiano.

b)

recusa do uso de dispositivos tecnológicos na imprensa.

c)

construção da autonomia humana por meio das redes sociais.

d)

importância do estímulo ao exercício da atividade reflexiva.

e)

consequência da vigilância e da punição nos meios de comunicação.

Resolução

a) Incorreta. O termo Indústria Cultural designa a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural. Os textos mencionados na questão não tratam desse conceito, mas sim da disseminação em massa de notícias falsas. 

b) Incorreta. Os textos não defendem a recusa do uso de dispositivos tecnológicos na imprensa, apenas apresentam os principais meios de informação e problematizam o uso de grupos de WhatsApp para se informar. 

c) Incorreta. Os textos sugerem o oposto, já que a difusão de mensagens falsas por WhatsApp sugere justamente a falta de autonomia, pois não há reflexão crítica sobre tais conteúdos, somente consumo. 

d) Correta. O estímulo ao exercício da atividade reflexiva é fundamental em um contexto de disseminação de informações falsas. Diante da dificuldade de controle institucional das informações que circulam em aplicativos privados, a relação autônoma e crítica que idealmente deveria ser estabelecida com a informação seria essencial para combater esse preocupante fenômeno. 

e) Incorreta. O texto trata justamente da ausência da vigilância nos meios de comunicação, ao afirmar que o aplicativo de mensagens não possui caráter público e portanto é difícil rastrear as notícias falsas espalhadas e controlar o seu alcance.