Logo UNESP

Questão 56 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 56

Hobbes (FSH)

É como se cada homem dissesse a cada homem: Autorizo e transfiro o meu direito de me governar a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires para ele o teu direito, autorizando de uma maneira semelhante todas as suas ações. Feito isso, à multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado.

(Thomas Hobbes. Leviatã, 2003. Adaptado.)

No texto, o autor expressa sua teoria sobre a origem do Estado. Nessa teoria, o Estado tem sua origem na



a)

atribuição de um poder absoluto ao soberano.

b)

criação de leis aplicáveis ao povo e ao governante.

c)

instituição de um governo pelos mais sábios.

d)

manipulação do povo pelos chefes de Estado.

e)

gestão do coletivo no estado de natureza.

Resolução

a) Correta. Thomas Hobbes (1588 – 1679), em sua obra Leviatã, tratou da necessidade de um Estado forte como forma de assegurar a organização social.  Segundo Hobbes, o homem em seu Estado natural convive somente com "o domínio das paixões, a guerra, o medo, a pobreza, a desídia, o isolamento, a barbárie, a ignorância, a bestialidade". Nessas circunstâncias, segundo o autor, a tendência é a guerra de todos contra todos, ou seja, uma situação de conflito permanente, pois "cada um tem direito a tudo, incluindo a vida dos outros".  A figura do Leviatã é justamente um monstro com diversos tentáculos, sendo estes representativos do controle que o Estado deve ter sobre os homens, para que seja estabelecida uma situação de paz social. O Leviatã - representante desse Estado forte - é fundamental para redução de conflitos e viabilizar a vida social, já que na ausência desse “monstro”, a guerra generalizada e o caos são restabelecidos. Ou seja, o autor propõe a submissão dos indivíduos diante desse poder soberano, e o Estado social como alternativa para o caótico estado da natureza. 

b) Incorreta.  A origem do Estado para Hobbes não está relacionada à aplicabilidade das leis, mas sim à necessidade de aspectos que não podem ser permeados no estado da natureza.

c) Incorreta. A sofocracia - governo dos mais sábios - não aparece no trecho do texto de Hobbes.

d) Incorreta. Hobbes não trata da manipulação do povo pelos chefes, mas sim da restrição da liberdade individual visando cessar o estado de caos e guerra. 

e) Incorreta. Hobbes propõe justamente o Estado social forte como uma forma de abandonar o estado da natureza, sendo esse último caracterizado por uma guerra permanente de todos contra todos.