À primeira vista, porém, a arte do cinema aparenta ser demasiado simples e até mesmo estúpida. Vê-se o Rei dando um aperto de mão a um time de futebol; eis o iate de Sir Thomas Lipton; eis, enfim, Jack Horner vencendo o Grand National. Os olhos consomem tudo isso instantaneamente e o cérebro, agradavelmente excitado, põe-se a observar as coisas acontecerem sem se atarefar com nada. Mas qual é, pois, a sua surpresa ao ser, de repente, despertado em meio à sua agradável sonolência e chamado a prestar socorro? O olho está em apuros. Necessita de ajuda. Diz, então, ao cérebro: “Está ocorrendo algo que de modo algum posso entender. Tu me és necessário”. Juntos olham para o Rei, o barco, o cavalo e o cérebro; de imediato, vê que eles se revestiram de uma qualidade que não pertence à mera fotografia da vida mesma.
(Virginia Woolf. “O cinema”. Rapsódia, 2006. Adaptado.)
Com o surgimento da disciplina estética, no século XVIII, entendeu-se que a arte é capaz de produzir ajuizamentos. O texto aborda o tema por meio da constatação da autora de que
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se estabeleceu maior relevância aos temas representados pelas artes. |
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se reconheceu a importância da sensibilidade no processo do conhecimento. |
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ocorreu um intenso diálogo entre os artistas, tais como cineastas e literários. |
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houve a evolução das linguagens artísticas em relação às suas técnicas. |
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se proliferaram novas manifestações artísticas com posturas críticas. |
a) Incorreta. É incorreto afirmar que o texto trata da questão da relevância dos temas representados nas artes. O texto de Virgínia Woolf não trata da temática apresentada nos filmes ou no cinema, mas sim dos processos que ocorrem ao assistir um filme.
b) Correta. Woolf, ao compartilhar a experiência de apreciação de um filme, constata a interação entre o sentido da visão e o processo cerebral. A autora evidencia assim a importância da sensibilidade mobilizada na experiência artística.
c) Incorreta. Embora Virgínia Woolf fosse uma escritora tratando em seu texto do cinema, ela não sugere a ocorrência de nenhum tipo de diálogo entre cineastas e literários.
d) Incorreta. As diferentes linguagens artísticas possuem técnicas particulares que não devem ser hierarquizadas a partir do conceito de evolução. Tratam-se de diferentes técnicas e linguagens, que podem atender diferentes expressões artísticas, sem que isso determine uma como superiores às demais. Além disso, o texto de Woolf, não menciona aspectos técnicos do cinema em si, mas sim do funcionamento cerebral ao assistir um filme.
e) Incorreta. O texto de Woolf descreve um processo sensitivo, não mencionando posturas críticas nas manifestações artísticas.