Logo UNESP

Questão 65 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 65

DNA recombinante

Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório, um dos vetores utilizados é um plasmídeo, chamado Ti, presente na bactéria do solo Agrobacterium tumefaciens. Os pesquisadores inserem nesse plasmídeo um segmento de DNA de uma espécie que tem o gene de interesse (DNA exógeno), e utilizam esse plasmídeo como vetor para inserir o gene de interesse no genoma da espécie vegetal que se deseja modificar. Esse processo, de forma simplificada, está representado a seguir

(http://transgeniaemvegetais.blogspot.com. Adaptado.)

Na figura, as etapas em que ocorrem a indução da diferenciação celular, a aplicação das enzimas de restrição e a recombinação entre o gene de interesse e o DNA vegetal estão indicadas, respectivamente, pelos números

 



a)

3, 2 e 1.

b)

3, 1 e 2.

c)

1, 3 e 2.

d)

2, 1 e 3

e)

1, 2 e 3.

Resolução

Um organismo transgênico é aquele cujo genoma foi manipulado através do recebimento de um gene (segmento de DNA) proveniente de outra espécie. Normalmente, os organismos transgênicos são criados a fim de atender interesses humanos relacionados à produtividade, cultivo, aumento de teor nutricional e produção de substâncias de interesses. O exercício mostra a criação de uma planta transgênica que recebeu um gene de interesse através da bactéria A. tumefaciens que atuou como vetor responsável pela introdução do gene exógeno no interior do vegetal. As etapas numeradas no esquema fornecido no enunciado são explicadas a seguir.

1. O gene de interesse, presente no DNA exógeno, é cortado através do uso de uma determinada enzimas de restrição. A mesma enzima é usada para clivar o DNA do plasmídio, o que permite a abertura da molécula deste cromossomo circular onde será inserido o DNA exógeno.

Imagem: BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Jane B. Reece et al. 10. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 

2. Através do uso da enzima DNA ligase, o gene exógeno é inserido dentro do plasmídio, gerando a molécula de DNA recombinante.

3. O plasmídio é inserido na célula da planta que receberá o gene exógeno de interesse. A célula modificada é induzida a se multiplicar e a se diferenciar em uma planta completa, que expressará o gene inserido, mediante transcrição e tradução. 

A alternativa que traz a sequência correta dos eventos solicitados no enunciado é a alternativa b.