Logo UNESP

Questão 68 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 68

Reprodução (Bactérias) Mecanismos de especiação

Em um tubo contendo meio de cultura líquido, um pesquisador inoculou bactérias Escherichia coli para se multiplicarem. Ao final do dia, as bactérias haviam se multiplicado e consumido quase que totalmente a glicose que compunha o meio de cultura do tubo. O pesquisador retirou 10 amostras desse tubo e inoculou cada uma delas em outros 10 tubos, identificados pelos números de 1 a 10, que continham meio de cultura de composição idêntica àquele do início do experimento. Ao final do segundo dia, o pesquisador retirou uma amostra de cada um desses 10 tubos e as inoculou, individualmente, em 10 novos tubos numerados, que continham meio de cultura igual ao do início do experimento, mantendo essa transferência sempre entre tubos de mesma numeração. Esse procedimento foi repetido todos os dias, ao longo de 1 ano, como esquematizado na figura.

No último dia do experimento, as bactérias dos 10 tubos foram analisadas e o pesquisador verificou que alguns tubos continham bactérias com características bioquímicas bastante diferentes daquelas dos demais tubos, e diferentes daquelas das bactérias usadas no início do experimento.

Esse experimento evidencia a



a)

convergência adaptativa, resultante da manutenção das características do ambiente em cada tubo, no caso o meio de cultura, ao longo de todas as gerações.

b)

especiação simpátrica, uma vez que novas espécies bacterianas surgiram em um mesmo tubo, sem que entre elas houvesse isolamento geográfico.

c)

deriva genética, que se caracteriza pelo aumento da frequência de características genéticas favoráveis às condições ambientais imperantes.

d)

divergência genética, causada pelo favorecimento de mutações adaptativas não compartilhadas entre as populações bacterianas de tubos com números diferentes.

e)

competição interespecífica, uma vez que as populações de alguns tubos se mostraram mais competitivas que outras pelos recursos do meio.

Resolução

A questão apresenta uma situação de replicação de cultura de bactérias, sendo que em cada evento de replicação uma amostra da cultura é inserida sempre em um meio idêntico ao do início do experimento, durante o período de um ano, o que é bastante longo do ponto de vista do tempo de vida de uma bactéria.

Espera-se, ao longo destes eventos de reprodução bacteriana, que não haja recombinação genética, uma vez que novas espécies de bactérias não são inseridas no meio, o que possibilitaria a conjugação bacteriana, caso acontecesse. Como o meio é adequado para o desenvolvimento das bactérias, a melhor forma de reprodução é aquela que é mais rápida e energeticamente menos custosa, ou seja, a assexuada por divisão binária.

Ao final do experimento (última ilustração) há tubos de cores diferentes, como cinza, azul e amarelo, indicando que surgiram bactérias com características bioquímicas diferentes daquelas do início do experimento, ou seja, surgiu diversidade na população de bactérias. Cada cor diferente da inicial representa esta diversidade.

a) Incorreta. A convergência adaptativa ocorre quando espécies diferentes se tornam progressivamente mais parecidas, devido a uma forte pressão de seleção do ambiente. Não é o que se observou ao longo do experimento descrito.

b) Incorreta. Especiação simpátrica é quando ocorre o surgimento de novas espécies, mesmo enquanto estas estão convivendo com a espécie original no mesmo ambiente. Neste experimento, como se tratam de tubos de ensaio diferentes, não se aplica o conceito de especiação mencionado. Além disso, não surgiram novas espécies, mas novas variantes, dentro de uma mesma espécie.

c) Incorreta. A deriva genética é um mecanismo de evolução ao acaso que favorece a sobrevivência de um determinado fenótipo, independente da seleção natural, definição que contradiz a justificativa apresentada pela alternativa de que a deriva genética se caracteriza pelo aumento da frequência de características genéticas favoráveis às condições ambientais imperantes. O aumento na frequência de características genéticas favoráveis é, geralmente, resultado da ação da seleção natural, e, portanto, não é possível afirmar se tratar de um resultado da deriva genética.

d) Correta. As mutações são alterações que ocorrem ao acaso em populações e podem aumentar ou diminuir as chances de sobrevivência destes organismos, em um determinado ambiente. Como os tubos são isolados uns dos outros, as características que surgiram ao longo do tempo não foram compartilhadas entre as diferentes populações de bactérias e o resultado observado condiz com a divergência genética, ou seja, ao longo do tempo os seres foram ficando cada vez mais diferentes (divergentes).

e) Incorreta. A competição certamente ocorre em situações como a exposta, mas não é um fenômeno capaz de levar à diversidade genética ou surgimento de novas características nos organismos. Além disso, trata-se da mesma espécie de bactéria ao longo de todo o experimento e não de bactérias de espécies diferentes.