Em um jogo, com dois jogadores (A e B) e a banca, gira-se a roda indicada na figura, até que ela pare aleatoriamente em um dos 100 números naturais positivos e consecutivos, que são equiprováveis.
(https://spinthewheel.app. Adaptado.)
As regras do jogo são:
1) se sair um múltiplo de 3, o jogador A ganha o prêmio;
2) se sair um múltiplo de 4 ou 6, o jogador B ganha o prêmio;
3) se sair um número que implique na vitória de ambos os jogadores pelos critérios anteriores, A e B repartem o prêmio;
4) se sair um número que implique em derrota de ambos os jogadores pelos critérios anteriores, a banca ganha o prêmio
Em cada rodada, a probabilidade da banca do jogo ganhar o prêmio é de
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
Para que seja sorteado um número multiplo de três, temos:
possibilidades
Para que seja sorteado um número multiplo de quatro, temos:
possibilidades
Para que seja sorteado um número multiplo de três e de quatro, ou seja de doze (intersecção), temos:
possibilidades
Perceba que todos múltiplos de seis também são múltiplos de três e essas possibilidades já foram contadas. Segue o diagrama da situação:
Em todo caso teríamos:
possibilidades já contabilizadas dentre os múltiplos de 3.
A probabilidade de A ou B ganharem o prêmio será dada por:
Desta forma, a probabilidade () de que a banca ganhe o prêmio é dada pelo complementar da probabilidade de A ou B ganharem, ou seja:
OBS: Cabe ressaltar que assumimos que a roda indicada na figura inicia com o número 1, apesar do enunciado não fazer esta afirmação e da imagem ser pouco nítida.