Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Niketche - uma História de Poligamia

Tudo na vida é mortal, tudo se apaga. Se a tua chama se apaga é em ti que está a falta. Faz o que te digo e magia nenhuma te derrubará nesta vida. Tu és feitiço por excelência e não deves procurar mais magia nenhuma. Corpo de mulher é magia. Força. Fraqueza. Salvação. Perdição. O universo inteiro cabe nas curvas de uma mulher.

(Paulina Chiziane, Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 38.)

O excerto acima corresponde a uma das primeiras lições que a conselheira amorosa oferece a Rami, a personagem principal do romance. Tendo em vista as várias peripécias vividas por Rami, essa lição é

 



a)

aceita pela protagonista, mas sua trajetória lhe ensina que o corpo feminino é, no fim das contas, perdição.

 

 

b)

abandonada pela personagem principal, uma vez que seu marido não se encanta com seus novos ardis.

 

 

c)

frustrada, pois Rami, ao conhecer suas rivais, percebe que não possui todos os atributos desejáveis.

 

 

d)

confrontada com a experiência pessoal de Rami e de suas rivais, transformando-as de modo significativo.

 

 

Resolução

a) Incorreta. Ao longo de sua trajetória, Rami reencontra a si mesma e resgata sua própria identidade, seus valores e qualidades, bem como restaura os elementos ligados ao feminino, o que inclui uma vivência positiva em relação ao próprio corpo. Assim, o corpo, longe de ser causa de perdição, faz parte do processo de redescoberta da personagem.

b) Incorreta. Mesmo que Tony tenha ridicularizado Rami por adotar os ardis de sedução recomendados pela conselheira amorosa, a personagem não desiste. Ao final do capítulo 4, ao ser deixada de lado pelo marido, ela se coloca desolada frente ao espelho, que lhe diz: “— Onde está o espírito de luta, amiga minha? Se falhou hoje, podes tentar outra vez!”. Em seguida ela responde: “Obrigada, espelho meu. Perder a batalha não é perder a guerra. Amanhã será outro dia”.

c) Incorreta. A jornada de Rami na tentativa de conhecer as outras mulheres de Tony a levará a uma descoberta profunda de si mesma. Se, por um lado, a personagem se depara com mulheres mais jovens ou mais belas, por outro, o encontro com as outras esposas possibilitará que ela encontre sua própria força e sua própria beleza, tornando-se uma mulher mais realizada.

d) Correta. O enunciado pede que o candidato considere “as várias peripécias vividas por Rami” ao longo do romance. Nesse sentido, é válido retomar a cena em que a personagem se une às outras esposas de Tony e, juntas, o confrontam, despindo-se diante dele e desafiando-o a um encontro amoroso simultâneo. Vendo-se nessa situação, o marido polígamo se acovarda e acaba fugindo, pois sente-se incapaz de satisfazer todas as mulheres ao mesmo tempo. Desse modo, verifica-se a pertinência das lições da conselheira amorosa em relação à força e à magia do corpo feminino, não no sentido de conquistar o homem, mas sim em expor suas fraquezas e vulnerabilidades em relação a um suposto vigor sexual inesgotável. Assim, a partir da experiência corporal, as mulheres conseguem atingir a vaidade masculina e estremecer uma das bases nas quais se assenta o poder do patriarcado.