Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

O ateneu

No ano seguinte, o Ateneu revelou-se-me noutro aspecto. Conhecera-o interessante, com as seduções do que é novo, com as projeções obscuras de perspectiva, desafiando curiosidade e receio; conhecera-o insípido e banal como os mistérios resolvidos, caiado de tédio; conhecia-o agora intolerável como um cárcere, murado de desejos e privações.

(Raul Pompeia, O Ateneu. 7ª. ed. São Paulo: Ática, 1980, p. 98.)

Com base no excerto que inicia o capítulo VIII do romance de Raul Pompéia e no seu subtítulo – crônica de saudades –, é correto afirmar que a obra é



a)

a) um relato, em primeira pessoa, de experiências coletivas e íntimas, no qual o protagonista mostra aspectos da realidade social, valorizando o sistema escolar e prisional.

b)

b) um romance de formação, no qual o protagonista revela condutas e intrigas no ambiente escolar, com elogios à pedagogia corretiva e aos valores morais da burguesia.

c)

c) uma narrativa memorialista de experiências vividas num internato, na qual o protagonista revela aspectos do sistema educacional da época, com críticas à hipocrisia burguesa.

d)

d) um relato saudosista de experiências vividas no internato, no qual o protagonista mostra o poder de sedução e corrupção das amizades, com críticas à falsidade da burguesia.

Resolução

a) Incorreta. É equivocado afirmar que a obra valoriza o sistema escolar e prisional, uma vez que o autor busca justamente, ao longo de sua narração, reconstruir as atrocidades cometidas nos bastidores do colégio, criticar o sistema educativo da instituição, que recorria constantemente a punições e ao autoritarismo.

b) Incorreta. Não se trata de um romance de formação, pois o enredo está circunscrito a apenas dois anos da vida do protagonista, não à sua história desde a infância ou adolescência até a vida adulta. Também não há elogios à pedagogia corretiva e aos valores morais da burguesia, mas pesadas críticas ao sistema educacional, o qual envolve constantes humilhações, castigos físicos e punições.

c) Correta. Em “O Ateneu”, Raul Pompeia se transfigura em Sérgio, o adulto que narra em primeira pessoa sua história. O motivo do romance centra-se em suas memórias. Já adulto, ele relata os episódios emocionalmente mais marcantes ao longo dos dois anos em que foi aluno do colégio “O Ateneu”, onde vivenciou o desajuste de viver em um ambiente que lhe era hostil, tanto pelas normas opressoras do colégio, quanto pelos próprios alunos (advindos de famílias de alta burguesia). Na obra, “O Ateneu” funciona como microcosmo da sociedade burguesa escravocrata, monárquica e autoritária e também do mundo, o meio a que o sujeito tem de se submeter para lhe ser possível a sobrevivência.

 

d) Incorreta. Não há saudosismo no relato das experiências vividas, pelo contrário, a obra narra a experiência traumática do escritor que, aos dez anos, ingressou no famoso colégio Abílio, dirigido pelo barão de Macaúbas, conhecido por sua severidade e prepotência.