Logo UNICAMP

Questão 7 Unicamp 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

linguagem verbal e não verbal textos híbridos

Texto I

(Denilson Baniwa, Repovoamento da memória de uma cidade-floresta, 2021, Mural Lambe-lambe, 3,80m x 12m. Disponível em https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2019/03/23-DenilsonBaniwa.jpeg .Acessado em 05/07/2021.)

Texto II

Para que as memórias e tradições permaneçam vivas, o Museu da Pessoa, a Rádio Yandê e Ailton Krenak vão realizar uma formação virtual em memória e mídias para que jovens das comunidades originárias registrem as histórias de vida de seus anciãos e anciãs.

O ditado “Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima” é válido para os povos indígenas, portanto nosso lema é “Cada ancião que se preserva é uma biblioteca que se salva”. Na tradição dos povos indígenas, todo conhecimento de plantas, de cura, de mitos e narrativas é produzido de maneira oral. “A gente não sabe até quando que vão ter esse conhecimento completo. A gente vai morrendo e vai se apagando tudo. A gente não é igual vocês, que fica tudo guardado em algum lugar (...)” (Awapataku Waura, ancião e pajé do povo Waura).

(Adaptado de “Projeto Vidas Indígenas”, vídeo institucional do Museu da Pessoa, sobre registro de narrativas orais indígenas. Disponível em: https://benfeitoria.com/vidasindigenas. Acessado em 04/04/2021.)


O mural criado pelo artista Denilson Baniwa (texto I) e o excerto da apresentação do Projeto Vidas Indígenas (texto II) tratam da memória dos povos indígenas. Assinale a alternativa que sintetiza os dois textos.

 



a)

Os conhecimentos produzidos por narrativas orais são facilmente perdidos, por isso os povos indígenas não conseguem transmitir sua memória.

 

 

b)

A produção de imagens e o uso de mídias tecnológicas em comunidades indígenas são atualmente o único meio de esses povos contarem suas histórias.

 

 

c)

Os textos orais indígenas dão forma a memórias, saberes e visões de mundo desses povos, por isso devem ser registrados e mantidos.

 

 

d)

O mural ressalta a perda da memória dos povos indígenas e o excerto propõe meios de modernização da produção de narrativas e saberes.

 

Resolução

a) Incorreta. Não é possível sustentar que os povos indígenas não conseguem transmitir sua memória. Tal processo, na verdade, ocorre oralmente entre os integrantes das tribos. A razão pela qual esses conhecimentos são facilmente perdidos é que, uma vez que as narrativas orais não são documentadas, as memórias são perdidas após a morte de anciãos.

b) Incorreta. Embora o Texto I utilize a produção de imagens como registro e o Texto II faça menção às mídias tecnológicas, não há base textual que comprove que essas são atualmente os únicos meios de os povos contarem suas histórias. Aliás, tradicionalmente, o conhecimento é transmitido oralmente.

c) Correta. No Texto I, as imagens do mural fazem referência aos saberes indígenas, os quais são registrados na parede a partir da fala de um personagem indígena. No Texto II, o projeto desenvolvido pelo Museu da Pessoa, a Rádio Yandê e Ailton Krenak tem como intuito registrar as histórias de vida de anciãos e anciãs indígenas. Segundo o Museu da Pessoa, tradição dos povos indígenas, todo conhecimento de plantas, de cura, de mitos e narrativas é produzido de maneira oral, o que acaba se perdendo ao longo dos anos, uma vez que não há registros que garantam a transmissão desse conhecimento. É a partir da oralidade, portanto, que tais grupos dão forma a memórias, saberes e visões de mundo desses povos. O registro disso – por meio de pinturas ou de mídias digitais – deve ser mantido e divulgado.

d) Incorreta. O mural ressalta o oposto ao mencionado pela alternativa: nele, vemos um indígena transmitindo sua cultura, o que é registrado através das imagens.