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Questão 8 Unicamp 2022 - 1ª fase

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Questão 8

Figuras de Linguagem textos híbridos

Texto I

(Denilson Baniwa, Repovoamento da memória de uma cidade-floresta, 2021, Mural Lambe-lambe, 3,80m x 12m. Disponível em https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2019/03/23-DenilsonBaniwa.jpeg .Acessado em 05/07/2021.)

Texto II

Para que as memórias e tradições permaneçam vivas, o Museu da Pessoa, a Rádio Yandê e Ailton Krenak vão realizar uma formação virtual em memória e mídias para que jovens das comunidades originárias registrem as histórias de vida de seus anciãos e anciãs.

O ditado “Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima” é válido para os povos indígenas, portanto nosso lema é “Cada ancião que se preserva é uma biblioteca que se salva”. Na tradição dos povos indígenas, todo conhecimento de plantas, de cura, de mitos e narrativas é produzido de maneira oral. “A gente não sabe até quando que vão ter esse conhecimento completo. A gente vai morrendo e vai se apagando tudo. A gente não é igual vocês, que fica tudo guardado em algum lugar (...)” (Awapataku Waura, ancião e pajé do povo Waura).

(Adaptado de “Projeto Vidas Indígenas”, vídeo institucional do Museu da Pessoa, sobre registro de narrativas orais indígenas. Disponível em: https://benfeitoria.com/vidasindigenas. Acessado em 04/04/2021.)


No texto II (Projeto Vidas Indígenas), é utilizada uma metáfora que relaciona “ancião” e “biblioteca”. As citações a seguir tratam da importância de anciãos e anciãs indígenas para a transmissão do conhecimento. Assinale aquela que também faz uso de uma metáfora

 



a)

“Perder um ancião é o mesmo que fechar um livro. Ou mesmo queimar um livro” (Comissão Pró-Índio, Twitter, via @g1).

 

 

b)

“Morte de anciãos indígenas na pandemia pode fazer línguas inteiras desaparecerem” (manchete da BBC Brasil News).

 

 

c)

“A morte de uma anciã ou um ancião é tratada como se uma biblioteca fosse perdida” (site “Racismo Ambiental”).

 

 

d)

“Nikaiti Mekranotire é mais uma vítima do covid-19. Perdemos uma enciclopédia” (Mayalú Txucarramãe, Twitter).

 

Resolução

No Texto II, o leitor é apresentado ao ditado “Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”. Tal metáfora faz referência à importância dos anciãos e anciãs indígenas para a transmissão do conhecimento, pois, muitas vezes, conhecimentos da cultura indígena são perdidos devido à morte dos mais velhos e à ausência de documentação de seus saberes.

Após a leitura atenta das alternativas, o candidato deve assinalar o trecho que também faz uso de uma metáfora. Essa figura de linguagem baseia-se na transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio. Diferente da comparação (ou símile), a qual ocorre quando elementos de universos diferentes são aproximados por meio de um termo específico (como, feito, tal qual, qual, assim como etc.), a metáfora é construída por uma comparação implícita.

a) Incorreta. No trecho em questão, ocorre uma comparação (“Perder um ancião é o mesmo que fechar um livro”).

b) Incorreta. Não há comparação (implícita nem explícita). Em vista disso, não há metáfora.

c) Incorreta. No trecho em questão, ocorre uma comparação (“A morte de uma anciã ou um ancião é tratada como se uma biblioteca fosse perdida”).

d) Correta. Em “Perdemos uma enciclopédia” ocorre uma metáfora, uma vez que o ancião Nikaiti Mekranotire é implicitamente comparado a uma enciclopédia, isto é, uma obra que abrange todos os conhecimentos de uma área específica do saber.