Gaslighting is a form of psychological abuse where a person or group makes someone question their sanity, perception of reality, or memories. People experiencing gaslighting often feel confused, anxious, and unable to trust themselves. The term gaslighting derives from the 1938 play and 1944 film “Gaslight”, in which a husband manipulates his wife into thinking she has a mental illness by dimming their gas-fueled lights and telling her she is hallucinating. While anyone can experience gaslighting, it is especially common in intimate relationships and in social interactions where there is an imbalance of power. A person who is on the receiving end of this behavior is experiencing abuse.
(Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/signs-of-gaslig hting. Acessado em 02/06/2021.)
(Alternativas adaptadas de
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/15/internacio nal/1505472042_655999.html;
https://revistamarieclaire.globo.com/Comportame nto/noticia/2019/03;
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,vocabulario-feminista-conheca-dez-termos-importantes-para-o-movimento,70 002805 322;
https://www.justificando.com/2017/11/16/meu-cerebro-minhas-ideias/.)
Assinale o depoimento feminino que ilustra a prática discutida no texto.
a) |
“Ele discutia sobre tudo, até coisas que não têm discussão, como meu estado de espírito ou meus sentimentos. Tudo era um exagero meu, uma invenção. Tudo estava na minha cabeça.”
|
b) |
“Os homens explicam coisas para mim, e para outras mulheres, quer saibam ou não do que estão falando. Um desconhecido na farmácia já quis me explicar o que era um AVC. Eu sou médica”.
|
c) |
“Um amigo me perguntou qual era a diferença entre feminismo radical e liberal. Eu tentei explicar e toda vez que eu avançava um pouco, ele me interrompia pra falar que já sabia ou para complementar alguma coisa".
|
d) |
“É algo que acontece muito em reuniões, quando um homem expressa uma opinião anteriormente dada por uma mulher e, ao contrário da primeira, é ouvido e aplaudido”.
|
Traduzindo o texto, temos:
Gaslighting é uma forma de abuso psicológico onde uma pessoa ou grupo faz alguém questionar sua sanidade, percepção da realidade ou memórias. As pessoas que experimentam gaslighting muitas vezes se sentem confusas, ansiosas e incapazes de confiar em si mesmas. O termo gaslighting deriva da peça de 1938 e do filme de 1944 "Gaslight", no qual um marido manipula sua esposa para pensar que ela tem uma doença mental escurecendo suas luzes alimentadas a gás e dizendo-lhe que ela está alucinando. Embora qualquer pessoa possa experimentar gaslighting, é especialmente comum em relações íntimas e em interações sociais onde há um desequilíbrio de poder. Uma pessoa que está recebendo esse comportamento está sofrendo abuso.
a) Correta. “Ele discutia sobre tudo, até coisas que não têm discussão, como meu estado de espírito ou meus sentimentos. Tudo era um exagero meu, uma invenção. Tudo estava na minha cabeça.” Através da tradução do texto e da compreensão do termo Gaslight, podemos dizer que este depoimento descrito na alternativa A confirma um gaslighting, pois o companheiro insinuava que a companheira exagerava, inventava, que tudo estava em sua cabeça, ou seja, tenta fazê-la questionar sua sanidade.
b) Incorreta. “Os homens explicam coisas para mim, e para outras mulheres, quer saibam ou não do que estão falando. Um desconhecido na farmácia já quis me explicar o que era um AVC. Eu sou médica”. Este depoimento configura um mansplaining, que é o termo usado para descrever um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não entende sobre o assunto - implicitamente, essa atitude subestima a inteligência da mulher. A palavra foi criada a partir da junção entre man (homem) e explain (explicar), em inglês.
c) Incorreta. 'Um amigo me perguntou qual era a diferença entre feminismo radical e liberal. Eu tentei explicar e toda vez que eu avançava um pouco, ele me interrompia pra falar que já sabia ou para complementar alguma coisa". Aqui temos um caso de manterrupting, que consiste em interromper a mulher diversas vezes, de forma com que ela não consiga concluir a própria frase. O termo popularizou-se após um estudo da Universidade de Yale evidenciar que senadoras americanas se pronunciam significativamente menos do que seus colegas masculinos de posições inferiores.
d) Incorreta. “É algo que acontece muito em reuniões, quando um homem expressa uma opinião anteriormente dada por uma mulher e, ao contrário da primeira, é ouvido e aplaudido”. O depoimento nos mostra um caso de micromachismo, pode ser atribuído a todas as atitudes de discriminação em relação às mulheres que são perpetuadas diariamente, de tal forma que fazem parte do cotidiano, passam despercebidas e são até mesmo aceitas pela sociedade.