Logo UNICAMP

Questão 41 Unicamp 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 41

Fuso Horário

A linha internacional de mudança de data é uma linha imaginária posicionada próximo ao meridiano de 180º ou diametralmente oposta ao meridiano de Greenwich, cortando o Oceano Pacífico. Uma característica dessa linha está na sua forma irregular, o que evita que um país tenha a mesma hora e dias diferentes, conforme ilustra a figura a seguir:

(Adaptado de Paulo Márcio Leal de Menezes e Manoel do Couto Fernandes, Roteiros de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. p. 113.)

A partir da leitura do enunciado e da análise da ilustração, podemos concluir que:

 



a)

um navio que parte do Japão em direção à costa oeste dos Estados Unidos, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que pulou um dia no calendário civil oficial.

b)

cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que este deslocamento se dê no sentido oeste.

c)

um navio que parte da costa oeste dos Estados Unidos em direção ao Japão, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que atrasou um dia no calendário civil oficial.

d)

cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que esse deslocamento se dê no sentido leste.

Resolução

Como o enunciado explica, a Linha Internacional de Data (LID) está posicionada diametralmente oposta a 0º e, portanto, em 180º de longitude. Por convenção estabelecida na "Conferência Internacional do Meridiano", ocorrida no ano de 1884 no Estados Unidos, tal linha estabelece a mudança oficial de data, sendo que localidades próximas a 180º no hemisfério Leste possuem as horas mais adiantadas do planeta, enquanto localidades próximas a 180º situadas no hemisfério Oeste terão as horas mais atrasadas. Dessa forma, ao cruzar a LID no sentido leste, atrasam-se 24 horas na hora oficial ou um dia no calendário e, ao cruzá-la para oeste, deve-se avançar o horário correspondente a um dia no calendário.

Diante do exposto, tem-se que:

a) Incorreta. Um navio que se direciona do Japão aos Estados Unidos deverá notificar o atraso de suas horas, ou seja, retornará sua data para o dia anterior.

b) Correta. Ao cruzar o meridiano de 180º em direção oeste, ou seja, do hemisfério Oeste para o Leste, o cruzeiro turístico mencionado poderá antecipar a comemoração do Reveillon, já que irá adiantar seu horário em 24h, ou seja, será dia 31 de dezembro e não mais 30 de dezembro.

c) Incorreta. Um navio que se direciona dos Estados Unidos ao Japão deverá notificar o adiantamento de suas horas, ou seja, avançará sua data para o dia seguinte.

d) Incorreta. Como já mencionado, ao cruzar a LID no sentido leste, o relógio deve ser atrasado em 24 horas e, portanto, seria dia 29 de dezembro, o que torna a alternativa incorreta.