A linha internacional de mudança de data é uma linha imaginária posicionada próximo ao meridiano de 180º ou diametralmente oposta ao meridiano de Greenwich, cortando o Oceano Pacífico. Uma característica dessa linha está na sua forma irregular, o que evita que um país tenha a mesma hora e dias diferentes, conforme ilustra a figura a seguir:
(Adaptado de Paulo Márcio Leal de Menezes e Manoel do Couto Fernandes, Roteiros de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. p. 113.)
A partir da leitura do enunciado e da análise da ilustração, podemos concluir que:
a) |
um navio que parte do Japão em direção à costa oeste dos Estados Unidos, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que pulou um dia no calendário civil oficial. |
b) |
cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que este deslocamento se dê no sentido oeste. |
c) |
um navio que parte da costa oeste dos Estados Unidos em direção ao Japão, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que atrasou um dia no calendário civil oficial. |
d) |
cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que esse deslocamento se dê no sentido leste. |
Como o enunciado explica, a Linha Internacional de Data (LID) está posicionada diametralmente oposta a 0º e, portanto, em 180º de longitude. Por convenção estabelecida na "Conferência Internacional do Meridiano", ocorrida no ano de 1884 no Estados Unidos, tal linha estabelece a mudança oficial de data, sendo que localidades próximas a 180º no hemisfério Leste possuem as horas mais adiantadas do planeta, enquanto localidades próximas a 180º situadas no hemisfério Oeste terão as horas mais atrasadas. Dessa forma, ao cruzar a LID no sentido leste, atrasam-se 24 horas na hora oficial ou um dia no calendário e, ao cruzá-la para oeste, deve-se avançar o horário correspondente a um dia no calendário.
Diante do exposto, tem-se que:
a) Incorreta. Um navio que se direciona do Japão aos Estados Unidos deverá notificar o atraso de suas horas, ou seja, retornará sua data para o dia anterior.
b) Correta. Ao cruzar o meridiano de 180º em direção oeste, ou seja, do hemisfério Oeste para o Leste, o cruzeiro turístico mencionado poderá antecipar a comemoração do Reveillon, já que irá adiantar seu horário em 24h, ou seja, será dia 31 de dezembro e não mais 30 de dezembro.
c) Incorreta. Um navio que se direciona dos Estados Unidos ao Japão deverá notificar o adiantamento de suas horas, ou seja, avançará sua data para o dia seguinte.
d) Incorreta. Como já mencionado, ao cruzar a LID no sentido leste, o relógio deve ser atrasado em 24 horas e, portanto, seria dia 29 de dezembro, o que torna a alternativa incorreta.