A posição latitudinal do continente africano faz com que ocorra uma diversidade de biomas. Os mapas a seguir indicam a localização e a extensão de quatro biomas com características distintas.
(Adaptado de Géraud Magrin, Alain Dubresson e Olivier Ninot, Atlas de l'Afrique. Paris: Autrement, 2018.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os fatores abióticos e bióticos dos biomas africanos, assinale a alternativa correta.
a) |
O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de baixa latitude. Apresentam baixa diversidade vegetal, com predomínio de coníferas. Ocorrem em áreas com excesso de chuvas, elevadas temperaturas e solos profundos de boa drenagem. |
b) |
O Bioma 2 abarca as formações mediterrâneas desenvolvidas em solos férteis, em climas com verão úmido e inverno seco. Sua fitofisionomia é formada por arbustos baixos, intercalados por gramíneas. As espécies são caducifólias por conta do período seco. |
c) |
O Bioma 3 representa as áreas de desertos, que apresentam espécies xerófilas, associados a dois fatores: a corrente marítima fria que dificulta a evaporação da água do mar, e a zona de alta pressão nas médias latitudes, formada por anticiclones. |
d) |
O Bioma 4 engloba as formações savânicas localizadas entre as florestas e os desertos. Ocorre em solos hidromórficos desenvolvidos em climas tropicais de sazonalidade bem marcada pela pluviosidade, resultando na formação de fitofisionomias abertas. |
Todas as alternativas apresentam alguma informação incorreta dessa forma não é possível escolher uma alternativa, por isso esse exercício não possui solução.
a) Incorreta. As áreas indicadas como Bioma 1 representam florestas tropicais latifoliadas com grande biodiversidade, grande densidade de vegetação e constituídas por espécies florísticas adaptadas a condições de clima quente e chuvoso o ano todo (equatorial ou tropical litorâneo).
b) Incorreta. O clima do Bioma 2 possui verões secos e invernos relativamente úmidos, ao contrário do que se afirma.
c) Incorreta. O Bioma 3 corresponde às áreas predominantemente semiáridas, sendo o Sahel a área situada na faixa latitudinal ao sul do Saara. Essa região não é desértica, como incorretamente indica a alternativa, pois seu clima é semiárido e suas condições climatobotânicas e fitofisionomias (aparência da vegetação) demarcam a transição entre o deserto do Saara e as savanas. A ação da corrente fria de Benguela está realmente associada à área demarcada no sudoeste do mapa do Bioma 3, sendo tal área denominada deserto do Kalahari. Outro equívoco dessa alternativa é não demarcar o deserto do Saara como uma área desértica do continente, pois ele é fortemente influenciado pelos sistemas anticiclônicos mencionados, que dificultam a ocorrência de chuvas.
d) Incorreta. Solos hidromórficos não são predominantes em todos os ambientes hachurados no Bioma 4, que corresponde acertadamente às savanas africanas. Nesse bioma, a sazonalidade das chuvas é marcante, pois a pluviosidade se concentra nas estações quentes, enquanto há períodos de estiagem durante as estações frias.