BRASIL – Evolução da participação relativa das exportações por fator agregado (2005-2015)
(Adaptado de Lisandra Pereira Lamoso, Reprimarização no Território Brasileiro, Espaço e Economia, v. 19 , 2020.)
O gráfico anterior indica a tendência de reprimarização do território brasileiro, processo este derivado
a) |
do declínio da produção e exportação de commodities agrícolas em virtude do avanço da quarta revolução industrial. |
b) |
do crescimento do mercado interno para produtos industrializados de maior valor agregado, em detrimento das exportações. |
c) |
da maior participação de commodities na pauta exportadora paralelamente ao declínio da exportação de produtos industrializados. |
d) |
da estagnação da pauta exportadora de produtos semimanufaturados em virtude do crescimento das commodities minerais. |
O processo de reprimarização da economia brasileira foi acentuado após a crise econômica mundial de 2008. As principais alterações na balança comercial foram a redução da participação relativa dos produtos manufaturados e de maior intensidade tecnológica e o aumento da participação de produtos primários e de menor intensidade tecnológica (conhecidos como commodities).
As commodities são, portanto, produtos de baixo valor agregado (normalmente, bens primários, como produtos agropecuários e minérios) produzidos em larga escala e comercializados sob medidas padronizadas, com preço definido no mercado internacional nas grandes bolsas de valores.
a) Incorreta. Houve um aumento da incorporação de novas tecnologias no campo que viabilizaram o aumento da produtividade e das exportações de commodities agrícolas.
b) Incorreta. O declínio da participação das exportações de industrializados de maior valor agregado se deu por conta da redução da demanda por esses produtos brasileiros no mercado internacional e aumento da competitividade por parte de outros países nesse setor.
c) Correta. O aumento da participação das commodities esteve ligado ao incremento das exportações nesse período para a China, que é uma grande compradora de produtos agrícolas e minerais do Brasil. Já o declínio das exportações de manufaturados se deve à diminuição da participação das vendas do Brasil para os Estados Unidos, Europa e Argentina, lugares que compram, predominantemente, produtos de maior valor agregado originados na China.
d) Incorreta. Além do crescimento das exportações de commodities minerais, houve também o aumento das exportações agrícolas. Em ambos os casos o aumento da demanda asiática - notadamente de países como China, Índia, Japão e Coreia do Sul - por esses produtos favoreceu tal incremento.