A Serra do Mar se estende paralelamente ao litoral por cerca de 1.500 km, desde o vale do Rio Itajaí (SC) até a região de Campos dos Goytacazes (RJ). Trata-se de um conjunto de escarpas controladas por falhas e com graus diferenciados de dissecação, que finaliza o Planalto Atlântico na linha de costa com um horst. A configuração da Serra do Mar pode ser observada nos perfis a seguir, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
(Adaptado de Yociteru Hasui, Celso Dal Ré Carneiro, Fernando Flávio Marques de Almeida e Andrea Bartorelli, Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012.)
A partir dos seus conhecimentos sobre os aspectos geológicos e geomorfológicos da Serra do Mar, indique a alternativa correta.
a) |
A Serra do Mar é formada predominantemente por áreas falhadas compostas por rochas basálticas. A origem dessas rochas está relacionada à ruptura das placas tectônicas, o que resultou na abertura do Oceano Atlântico. |
b) |
A Serra do Mar é formada por rochas sedimentares que apresentam, em sua estrutura, falhas e fraturas. No período chuvoso, a infiltração aumenta o peso do material, desencadeando processos gravitacionais denominados movimentos de massa. |
c) |
A Serra do Mar originou-se com a ruptura das placas tectônicas sul-americana e africana, que ocasionou um conjunto de blocos falhados (soerguidos e rebaixados), formando ilhas, pois os grabens foram recobertos pela água do mar |
d) |
A Serra do Mar tem sua gênese associada a processos similares à origem da Cordilheira dos Andes, que, com a convergência das placas sulamericana e africana, ocasionou a formação de dobramentos e falhamentos hoje estabilizados. |
a) Incorreta. Embora sejam observadas áreas falhadas nas estruturas que constituem a Serra do Mar, sua composição geológica predominante não está vinculada ao basalto. Áreas de formação basáltica situam-se mais a oeste no território brasileiro, mais precisamente na unidade geomorfológica denominada Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, que não está representada nos perfis topográficos do enunciado. A origem do embasamento rochoso da Serra do Mar precede os eventos de ruptura e abertura do oceano Atlântico mencionados e datam de, aproximadamente, 2 bilhões de anos atrás, por meio da consolidação predominante de rochas ígneas graníticas.
b) Incorreta. A estrutura geológica da Serra do Mar é predominantemente cristalina e não sedimentar, como apontado. Nas feições observadas nessa unidade, realmente ocorrem deslocamentos de massa (deslizamentos de terra) devido à existência de vertentes muito inclinadas submetidas a chuvas intensas, típicas do clima tropical litorâneo.
c) Correta. Com embasamento geológico datado do éon Proterozoico (2,5 bilhões de anos a 540 milhões de anos atrás), as unidades representadas no enunciado apresentam falhas normais verticalizadas criadas pelos esforços de separação das placas Sulamericana e Africana durante o início da era Mesozoica (há aproximadamente 230 milhões de anos). Essas falhas permitiram o deslocamento vertical de porções geológicas para cima, os denominados horsts, e para baixo, sendo estas últimas denominadas grábens, unidades rebaixadas que foram encobertas por águas oceânicas e constituem bacias próximas ao litoral.
d) Incorreta. O processo de orogênese (movimento horizontal das placas) que originou a Serra do Mar é de divergência, ou seja, de afastamento com esforços distensivos que geraram falhas verticais e abatimento de blocos rochosos em relação às áreas de maior altitude. Na Cordilheira dos Andes, o movimento de convergência (choque das placas) foi entre a placa Sul-Americana e a placa de Nazca.