Logo UNICAMP

Questão 50 Unicamp 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 50

Grandes Navegações Revolução Científica

Na Antiguidade Clássica, os gregos sabiam que a terra era redonda. Supunha-se, porém, que, se existisse gente do outro lado do globo, elas viveriam de pernas para o ar, uma vez que, nessa época, não havia ainda notícia da força da gravidade. Sobre a percepção da Terra e a ciência nos Descobrimentos, há um público que pensa na modernidade científica como algo do século XVII, esquecendo que uma nova mentalidade empírica com implicações tecnológicas motivou os Descobrimentos portugueses. O norteamericano Washington Irving e o francês Antoine-Jean Letronne, em finais do século XIX e princípios do XX, difundiram o mito da "terra plana”, o que logo ganhou adeptos. De acordo com os autores desse mito, Colombo teria proposto a D. João II sua teoria supostamente revolucionária da esfericidade da terra. O rei teria reunido seus especialistas, que rejeitaram a proposta porque achavam que a terra era plana. A viagem de Colombo com a descoberta das Américas, todavia, confirmaria a redondeza da Terra. O mito, porém, prevaleceu. No entanto, a realidade é deveras fascinante.

(Adaptado de Onésimo Teotónio Almeida, A ciência no Portugal da Expansão. Ideias. jornaldeletras. pt. 26 de setembro a 9 de outubro de 2018, p. 31-32.)

Baseado no enunciado acima, é correto afirmar:



a)

O mito da terra plana, disseminado em finais do século XIX, foi usado para interpretar os Descobrimentos portugueses, e até hoje cativa um público. Ainda assim, desde a Antiguidade, já se sabia que a Terra é redonda.

b)

Os Descobrimentos portugueses subordinam-se à noção de Revolução Científica do século XVII, resultando em uma inovação tecnológica associada a uma mentalidade racionalista singular.

c)

O texto propõe compreender os Descobrimentos portugueses como impulsionados por uma nova mentalidade empírica com implicações tecnológicas, o que reafirma a noção da Terra plana.

d)

No domínio da modernidade científica, os Descobrimentos portugueses vão além do mito de Colombo e da Terra plana. Seus conhecimentos, porém, desembocaram em resultados de pouco significado histórico.

Resolução

a) Correta. Conforme o texto menciona, embora exista um público que considere a modernidade científica como algo exclusivo ao século XVII, uma "nova mentalidade empírica com implicações tecnológica" já podia ser observada no contexto das navegações (século XV). Em outras palavras, a expansão marítima portuguesa apresentou características posteriormente afirmadas pela ciência moderna. Nesse sentido, podemos destacar o notório desenvolvimento técnico de Portugal nas navegações, já que, ao longo do século XV, o reino aperfeiçoou os saberes disponíveis para a navegação oceânica de longo curso, combinando conhecimentos teóricos e técnicos provenientes de sua experiência marítima. A interpretação errônea e enviesada dos Descobrimentos portugueses para defender a teoria terraplanista, feita pelos autores dos séculos XIX e XX mencionados no texto, demonstra as disputas acerca do conhecimento histórico, uma vez que serve como legitimador de visões de mundo, concepções teóricas e ideologias

b) Incorreta. A Revolução Científica ocorreu sobretudo no século XVII, período em que a ciência tendeu a se separar da filosofia e tornar-se um campo de conhecimento independente. Tratou-se de um período de efervescência cultural e científica, com destaques, por exemplo, à teoria heliocêntrica de Copérnico e à teoria da gravitação universal de Newton. Não podemos afirmar que os Descobrimentos portugueses subordinam-se a tal noção, pois trata-se de um processo cronologicamente anterior, desenvolvido a partir de meados do século XV. Assim, subordinar as navegações portuguesas à noção de Revolução Científica seria um anacronismo, ou seja, uma incoerência cronológica, já que busca submeter um processo do século XV a um conceito posterior, do século XVII.

c) Incorreta. O texto constrói sua argumentação a partir da ideia de que os Descobrimentos portugueses foram impulsionados por uma nova mentalidade empírica, que, de certa forma, antecipava características posteriormente afirmadas pela ciência moderna. A partir de sua experiência, as navegações comprovaram a falsidade da concepção da terra plana, a despeito da tentativa de pensadores do século XIX e XX de reforçarem esse mito.

d) Incorreta. Não podemos afirmar que os conhecimentos provenientes dos Descobrimentos portugueses atingiram resultados de pouco significado histórico. O desenvolvimento da mentalidade empírica mencionada no texto relaciona-se diretamente com o Renascimento Cultural e Científico, sendo a base de novos paradigmas da ciência moderna. Além disso, o contato entre a Europa e o "Novo mundo" resultou em um intenso processo de rupturas e transformações culturais, processo de notório impacto e significado histórico.