Dezenas de espécies de fungos bioluminescentes já foram descritas, sendo 12 encontradas no Brasil. As estruturas fúngicas são capazes de bioluminescer, capacidade esta que tem significância ecológica uma vez que pode atrair dispersores de esporos, repelir fungívoros fotofóbicos ou indicar toxicidade do fungo. O processo de emissão de luz envolve as enzimas redutase e luciferase. Sabe-se que a emissão de luz depende da presença das duas proteínas e as reações são apresentadas a seguir.
L: luciferina; LH2: luciferina reduzida; LO: oxiluciferina; hv: luz.
(Adaptado de Anderson Garbuglio Oliveira e outros. Química Nova, São Paulo, v. 36, 2013, p. 314-319.)
Considerando as estruturas dos fungos e o processo de emissão de luz descrito, assinale a alternativa correta.
a) |
Corpos de frutificação são estruturas de fixação do fungo ao substrato; a emissão de luz nessas estruturas depende da presença de oxigênio. |
b) |
Micélios são as estruturas reprodutivas dos fungos; a emissão de luz nessas estruturas dá-se no momento em que a luciferina é reduzida. |
c) |
Hifas são filamentos ricos em quitina que permitem aos fungos obterem nutrientes; a emissão de luz nessas estruturas depende da presença de luciferina reduzida. |
d) |
Esporos diploides são produzidos pelos gametângios; a emissão de luz nessas estruturas dá-se com a oxidação da oxiluciferina. |
A bioluminescência é um fenômeno que ocorre em diversos organismos, como fungos, algas, e alguns animais. Nesta questão, o fenômeno é introduzido apenas para abordar as características básicas dos fungos, como a estrutura e função de corpo de frutificação, hifas, micélio e esporos.
Nos fungos, as células se desenvolvem em longos filamentos, denominados hifas. Estas células acumulam reservas energéticas na forma de glicogênio e apresentam parede celular feita do carboidrato nitrogenado quitina. O conjunto de hifas recebe o nome de micélio, e é este conjunto que se encontra fixo no substrato. Quando o fungo se reproduz sexuadamente, produz o corpo de frutificação, que é capaz de produzir esporos por meiose.
Fonte: Campbell. 10ª edição. Editora Artmed.
a) Incorreta. Os corpos de frutificação, sendo os mais comuns conhecidos popularmente como cogumelos, são responsáveis pela reprodução, e não pela fixação ao substrato.
b) Incorreta. Os micélios são os conjuntos de hifas, e não são as estruturas reprodutivas dos fungos. Estas seriam os corpos de frutificação.
c) Correta. Apresenta corretamente a estrutura e função das hifas, e indica que a luciferina deve estar na forma reduzida para que ocorra a emissão de luz, conforme consta no esquema apresentado na questão, e apontado em vermelho abaixo:
d) Incorreta. Os esporos são haploides, por serem produzidos por meiose, e não são produzidos por gametângios, uma vez que não há gametas nestes organismos.