Logo FUVEST

Questão 2 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Reações Inorgânicas Gráfico de Cinética Química

Recentemente, um estudo científico associou a detecção de fosfina PH3 na atmosfera em Vênus com uma possível existência de vida no planeta. Na Terra, a fosfina pode ser encontrada naturalmente em ambientes onde ocorre a degradação de matéria orgânica, como pântanos. Por ser mais densa que o ar, grande quantidade de fosfina se acumula sobre as superfícies de corpos d’água e áreas baixas, muitas vezes reagindo espontaneamente com oxigênio, formando ácido fosfórico H3PO4.

a) Utilizando os menores coeficientes estequiométricos inteiros possíveis, escreva a equação balanceada para o processo de combustão descrito para a fosfina.

b) Os ambientes onde se encontram altas quantidades de fosfina são compatíveis com a vida de seres aeróbios ou anaeróbios? Justifique sua resposta com base na reatividade da fosfina.

c) Em ambientes como os pântanos, além da fosfina, também é produzido metano CH4. Com base na energia de ativação e na energia liberada na combustão de cada espécie, explique por que a combustão da fosfina é a primeira a ocorrer na natureza e por que ela é capaz de iniciar a combustão do metano.

Note e adote:

Energia de ativação da combustão: fosfina = 13 kJ/mol e metano = 105 kJ/mol.

H de combustão: fosfina = -1154 kJ/mol e metano = - 885 kJ/mol.



Resolução

a) A equação balanceada para o processo de combustão da fosfina é:

PH3 + 2 O2  H3PO4

b) Os ambientes onde se encontram altas concentrações de fosfina são compatíveis com seres anaeróbicos, pois se houvesse uma alta concentração de O2 na atmosfera (para presença de seres aeróbicos), teríamos a reação de combustão da fosfina ocorrendo e a sua concentração seria baixa.

c) A combustão da fosfina é a primeira a ocorrer devido à baixa energia de ativação da reação, sendo uma reação mais rápida que a combustão do metano. Além disso, a combustão da fosfina é bastante exotérmica e libera calor que serve de energia de ativação para a reação de combustão do metano ocorrer.