Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Título (porcentagem) em massa e em volume Óxidos Titulação

O teor de carbonato de cálcio (CaCO3), usado como abrasivo em cremes dentais, pode ser determinado por meio da chamada retrotitulação. Nesse método, adiciona-se excesso de HCl, resultando na completa dissolução do CaCO3 (reação I); em seguida, titula-se o que sobrou de HCl com NaOH até a neutralização da solução (reação II). Sabendo-se a quantidade de NaOH, pode-se calcular o número de mols que sobrou de HCl. Pela diferença entre o que sobrou de HCl e o número de mols inicial de HCl, é possível determinar o teor de CO3-2 na amostra.

(reação I) CaCO3(s) + 2HCl(aq) CaCl2(aq) + H2O (l) + CO2(g)

(reação II) HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O(l)

Para estudar uma amostra, o seguinte procedimento foi realizado:

a) Cite a importância do aquecimento na etapa 2.

b) Alguns cremes dentais usam dióxido de silício (SiO2)como abrasivo em vez de CaCO3. Para esses produtos, o mesmo procedimento de retrotitulação serviria para calcular o teor do abrasivo (SiO2)? Justifique.

c) Calcule a porcentagem em massa (massa de CaCO3 por massa de creme dental) de abrasivo na amostra estudada, conforme os valores dados no procedimento.

Note e adote:

Considere que não há qualquer outra espécie ácida ou básica no creme dental em quantidade suficiente para interferir no procedimento.

Massa molar (g/mol): CaCO3=100 .

SiO2 é um óxido ácido.



Resolução

a) O aquecimento da meio reacional promove a diminuição da solubilidade de gases, neste caso, a solubilidade do CO2, eliminando-o para a atmosfera. Por ser um óxido ácido, o CO2 pode formar um ácido ao reagir com a água, interferindo na etapa II, que consiste na neutralização do ácido residual, o que acabaria levando a um resultado equivocado.

b) O procedimento de retrotitulação apresentado não seria adequado visto que o SiO2 é um óxido ácido e, portanto, não reage com HCl.

c) Na reação I, a adição de 20 mL de ácido clorídrico 2 mol.L-1 representa a seguinte quantidade total de ácido ( nHCl), em mol, adicionada:

2 mol HCl  ---- 1 L solução           nHCl ---- 0,02 L                 nHCl = 0,04 mol

Após completa reação com carbonato e eliminação do gás carbônico por aquecimento, a neutralização do ácido residual consumiu 30 mL de NaOH 0,5 mol.L-1, o que equivale a:

0,5 mol NaOH ---- 1 L solução               nNaOH ---- 0,03 L               nNaOH = 0,015 mol

Conforme a estequiometria da reação II, a proporção entre ácido e base é de 1:1, portanto, a quantidade de ácido residual (nHCl(restante)) é de:

1 mol HCl  ---- 1 mol NaOHnHCl(restante) ---- 0,015 mol NaOH         nHCl(restante) = 0,015 mol

Com base nas quantidades total e restante de ácido, podemos calcular que a quantidade de ácido consumida na reação I devido ao carbonato de cálcio foi de:

nHCl(consumido)=nHCl - nHCl(restante)=0,04 mol - 0,015 mol                                nHCl(consumido) = 0,025 mol

Por estequiometria, a partir da reação I, a proporção é 1 mol CaCO3 : 2 mols HCl . Sendo assim, temos a seguinte massa de CaCO3 inicial presente na amostra:

1 mol CaCO3  ---- 2 mols HCl  100 g CaCO3---- 2 mol HCl            mCaCO3 --- 0,025 mol HCl                    mCaCO3 = 1,25 g

Percentualmente, em relação à massa inicial da amostra de creme dental, temos:

5 g creme dental --- 100%1,25 g CaCO3     ---  x           x = 25%