Um caminhão carregando uma caixa trafega em linha reta a uma velocidade de . O coeficiente de atrito estático entre a superfície da caixa e a superfície da carroceria é de e não há ganchos ou amarras prendendo a caixa ao caminhão. Sabendo disso e ao notar um sinal vermelho à frente, o motorista freia suavemente o caminhão para que a caixa não deslize.
a) Desenhe um diagrama de corpo livre indicando as forças que atuam sobre a caixa durante a frenagem.
b) Calcule a distância mínima que o caminhão percorre entre o instante de início da frenagem e a parada total do veículo para que a caixa permaneça sem deslizar.
c) Se o motorista frear totalmente o caminhão em , a caixa deslizará na carroceria? Justifique.
Note e adote: Considere que a força exercida pelos freios do caminhão seja feita de modo que a aceleração do caminhão seja constante durante a frenagem. Aceleração da gravidade: |
a) A caixa fica submetida a seu peso , à força normal de contato entre ela e a carroceria do caminhão e à força de atrito , devida à tendência de deslizamento em direção à cabine do caminhão, por inércia. A força de atrito é oposta à tendência de movimento, portanto nesta situação ela atua contra o sentido de movimento do caminhão, tal como a figura abaixo ilustra.
b) Para que a caixa retarde o movimento sem deslizar, é necessário que a força de atrito estático atue como força resultante. Como para haver equilíbrio na direção vertical . Assim, temos que:
Esta aceleração é a máxima aceleração tolerada para que a caixa freie sem deslizar sobre a carroceria. Já que a velocidade inicial na frenagem é e a velocidade final é nula, , podemos aplicar a equação de Torricelli para determinar o máximo deslocamento na frenagem. O movimento é retardado, portanto a aceleração escalar é Trabalhando em unidades do SI,
c) Nesta situação, a desaceleração que o motorista impõe ao caminhão é, em módulo e em unidades do SI,
Como esta desaceleração excede a máxima tolerada pela força de atrito estático, determinada no item anterior, a caixa deslizará sobre a carroceria.