Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Força de Atrito Estático

Um caminhão carregando uma caixa trafega em linha reta a uma velocidade de 36 km/h. O coeficiente de atrito estático entre a superfície da caixa e a superfície da carroceria é de 0,4 e não há ganchos ou amarras prendendo a caixa ao caminhão. Sabendo disso e ao notar um sinal vermelho à frente, o motorista freia suavemente o caminhão para que a caixa não deslize.

a) Desenhe um diagrama de corpo livre indicando as forças que atuam sobre a caixa durante a frenagem.

b) Calcule a distância mínima que o caminhão percorre entre o instante de início da frenagem e a parada total do veículo para que a caixa permaneça sem deslizar.

c) Se o motorista frear totalmente o caminhão em 1,5 s, a caixa deslizará na carroceria? Justifique. 

 

Note e adote:

Considere que a força exercida pelos freios do caminhão seja feita de modo que a aceleração do caminhão seja constante durante a frenagem.

Aceleração da gravidade: g=10 m/s2

 



Resolução

a) A caixa fica submetida a seu peso P, à força normal N de contato entre ela e a carroceria do caminhão e à força de atrito A, devida à tendência de deslizamento em direção à cabine do caminhão, por inércia. A força de atrito é oposta à tendência de movimento, portanto nesta situação ela atua contra o sentido de movimento do caminhão, tal como a figura abaixo ilustra.

b) Para que a caixa retarde o movimento sem deslizar, é necessário que a força de atrito estático atue como força resultante. Como para haver equilíbrio na direção vertical N=P=m·g. Assim, temos que:

Fres=Aest      m·amáx=μest·N      m·amáx=μest·m·g      amáx=μest·g=0,4·10      amáx=4 m/s2.

Esta aceleração é a máxima aceleração tolerada para que a caixa freie sem deslizar sobre a carroceria. Já que a velocidade inicial na frenagem é vi=36 km/h=10 m/s e a velocidade final é nula, vf=0, podemos aplicar a equação de Torricelli para determinar o máximo deslocamento Δs na frenagem. O movimento é retardado, portanto a aceleração escalar é a=-4 m/s2.Trabalhando em unidades do SI,

vf2=vi2+2·a·Δs      02=102+2·-4·Δs      Δs=1008      Δs=12,5 m.

c) Nesta situação, a desaceleração que o motorista impõe ao caminhão é, em módulo e em unidades do SI,

a=ΔvΔt=0-101,5=203 m/s26,7 m/s2.

Como esta desaceleração excede a máxima tolerada pela força de atrito estático, determinada no item anterior, a caixa deslizará sobre a carroceria.