Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Conceitos Básicos (Ecologia) Crescimento Populacional

O esquema representa um costão rochoso e alguns dos organismos comuns que nele vivem. 

Com base no esquema, responda:

a) Qual é o organismo que apresenta maior densidade populacional nesse trecho de costão rochoso representado no esquema?

b) Cite um fator biótico e um fator abiótico que podem atuar neste ambiente.

c) Com relação ao esquema, preencha as lacunas da frase que se encontra na folha de respostas, utilizando os níveis de organização a seguir (é possível fazer ajustes de concordância de plural e singular):

molécula → célula → tecido → órgão → sistema→ organismo ou indivíduo → população → comunidade → ecossistema →bioma → biosfera 

Frase da folha de respostas:

O costão rochoso é um ambiente característico de/do(s)/da(s) _______________________ costeiros(as), muito comuns nas áreas litorâneas do Sudeste do Brasil, limítrofes com o(s)/a(s) _____________________ Mata Atlântica. O esquema mostra um(a) ______________________ de invertebrados, formado(a) por _______________________ de cinco espécies.



Resolução

a) Uma população pode ser definida como o conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive e interage em determinada área geográfica. Uma população apresenta atributos próprios e que não estão presentes no nível de organização de organismo, como tamanho (número de indivíduos), crescimento e densidade.

A densidade populacional é definida como a razão entre o número total de indivíduos da população e a área (em cm2 ou m2) ou o volume (em cm3 ou m3) ocupados por eles:

Densidade=Número total de indivíduosÁrea ou volume
 

Dentre os organismos representados na figura, podemos observar que as cracas, crustáceos do grupo Cirripedia, são os seres vivos que apresentam a maior densidade dentre as espécies indicadas como habitantes do costão rochoso. Considerando a área amostrada como equivalente a 1 m2, a densidade de cracas na amostra seria de 60 indivíduos/m2, bem maior do que a dos demais organismos. Em uma comparação, por exemplo, a densidade populacional das estrelas-do-mar seria de apenas 11 indivíduos/m2, cerca de 6 vezes menos.

b) Os costões rochosos são ecossistemas de substrato consolidado, ou seja, são constituídos por rochas onde vive uma elevada biodiversidade de espécies marinhas. Os costões estão submetidos à influência das marés e geralmente se estendem de regiões permanentemente inundadas (infralitoral) até regiões permanentemente secas (supralitoral).

Os fatores abióticos, ou seja, não vivos, que são mais influentes nos ecossistemas de costão rochoso são: luminosidade, temperatura, oscilação das marés, ação das ondas, salinidade, topografia da região e tipo de rocha que constitui o substrato.

Os fatores bióticos, ou seja, vivos, que apresentam grande influência nos ecossistemas de costão rochoso são formados principalmente por espécies bentônicas, como algas verdes, vermelhas e pardas, cracas, anêmonas-do-mar, caranguejos, anfípodes, estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, moluscos bivalves e gastrópodes, quítons, poliquetas, briozoários e ascídias.

c) Dentre os níveis de organização em biologia, que se estendem do átomo até a biosfera, podem-se estabelecer os níveis de organização em ecologia: indivíduo → população → comunidade → ecossistema → biosfera. Os níveis de organização em ecologia podem ser assim definidos:

  • Indivíduo: menor nível de organização, correspondendo ao organismo individual, que interage com outros organismos e com fatores abióticos do meio.

  • População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem e se reproduzem em determinada área geográfica.

  • Comunidade ou biocenose: conjunto de populações de diferentes espécies que vivem e interagem em determinada área geográfica.

  • Ecossistema: conjunto formado pela união da comunidade biológica (que representa os fatores bióticos) com os fatores abióticos do ambiente (biótopo).

  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, a biosfera engloba todas as regiões do planeta onde seres vivos são encontrados.

Os biomas podem ser definidos como regiões continentais do globo terrestre que possuem atributos climáticos específicos (temperatura e precipitação) e nas quais podemos encontrar um determinado tipo de vegetação predominante. Assim sendo, podemos considerar os biomas como divisões do biociclo terrestre que compreendem diversos ecossistemas.

Portanto, as lacunas da frase abaixo, presente na folha de respostas, podem ser preenchidas da seguinte maneira:

O costão rochoso é um ambiente característico dos ecossistemas costeiros, muito comuns nas áreas litorâneas do Sudeste do Brasil, limítrofes com o bioma Mata Atlântica. O esquema mostra uma comunidade de invertebrados, formada por populações de cinco espécies.