Leia o texto e responda à questão.
"Eu só quero a minha liberdade de volta". O pedido é um dos mais comuns entre as crianças e os adolescentes que viram suas vidas se transformarem há mais de quatro anos, quando a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, formando um tsunami de rejeitos de minério que engoliu o vilarejo rural de Bento Rodrigues, em Mariana (Minas Gerais), e atingiu outros distritos da região. Após a tragédia, as famílias dos atingidos foram alocadas em casas alugadas em Mariana. Recomeçar uma nova rotina, no entanto, não tem sido fácil para os jovens. Além da adaptação ao novo território, as crianças também sofrem com o preconceito e o bullying. "Ainda há uma hostilização por parte dos moradores de Mariana. No início, quando eles frequentavam as mesmas escolas, eles eram chamados de pé de lama e marilama. Muitas vezes, eram culpados pelo encerramento das atividades da Samarco. Grande parte das falas das crianças são uma reprodução das dos adultos", explica a psicóloga. Apesar de os jovens das cidades atingidas estarem estudando em instituições de ensino próprias, havia relatos de que eles evitavam circular na cidade com o uniforme da Escola Municipal de Bento Rodrigues, por exemplo.
H. Mendonça. "Filhos e órfãos de Mariana e Brumadinho enfrentam a infância interrompida por uma tragédia que não acabou". Adaptado.
a) Explique o processo de formação da palavra "marilama", sublinhada no texto, identificando as semelhanças sonoras entre as formas originárias que se sobrepõem nessa nova formação.
b) Identifique uma atitude dos jovens do vilarejo rural de Bento Rodrigues que revele a tentativa de apagamento de suas identidades. Justifique sua resposta.
a) A palavra marilama foi formada pela junção dos substantivos Mariana e lama. O primeiro foi abreviado, originando Mari, e se uniu ao segundo, que faz referência aos rejeitos de minério que "engoliram" o vilarejo rural de Bento Rodrigues, um "tsunami de lama". Desse modo, marilama surgiu pelo processo de composição. Há, entre os dois substantivos originários, uma semelhança sonora, visto que ambos terminam com fonemas anasalados /Ã/, seguidos de um fonema consonantal - /N/ e /M/, respectivamente- e finalizados pelo fonema vocálico /A/.
b) Os jovens do vilarejo rural, segundo o texto, evitavam circular com o uniforme da escola municipal de Bento Rodrigues. Tal fato demonstra que esses estudantes pretendiam não ser identificados como moradores do vilarejo rural de Bento Rodrigues, pois eram vítimas de preconceito por alguns moradores de Mariana. Desse modo, com essa atitude, nota-se que esses jovens tentam apagar sua identidade com o objetivo de se protegerem de possíveis ataques preconceituosos.