Um gato encontra-se parado na beirada de um telhado, observando alguns pássaros.
A beirada do telhado está a do chão, a massa do gato é , a aceleração da gravidade vale e a resistência do ar é desprezível. Determine:
a) a energia potencial gravitacional que o gato possui quando se encontra em repouso na beirada do telhado e o módulo da velocidade com a qual ele chegaria ao chão se acidentalmente sofresse uma queda livre, após pisar em uma telha solta.
b) o tempo de permanência do gato no ar, supondo que, na tentativa frustrada de apanhar um pássaro em voo, o gato salte verticalmente para cima com velocidade inicial de , subindo e voltando para o ponto inicial de seu salto, na beirada do telhado.
a) A energia potencial gravitacional do gato é dada por , em que , e é sua altura em relação a alguma referência. A questão deveria ter deixado claro para o candidato em relação a qual referência esta energia potencial gravitacional deve determinada, pois a escolha não é única, o que torna qualquer resposta de energia correta, desde que feita a devida justificativa.
Em relação ao telhado, a energia potencial gravitacional é nula, pois . Em relação ao solo, esta energia potencial gravitacional vale
Considerando que a força de resistância do ar é desprezível, a velocidade do gato ao tocar o solo pode ser determinada por conservação de energia, considerando que sua velocidade inicial seja nula. Utilizando a energia potencial gravitacional em relação ao solo e calculando em unidades do SI, temos:
b) No movimento de subida, a altura máxima é atingida quando a velocidade vertical do gato é nula, . Considerando que a velocidade inicial é e que a aceleração escalar vertical é , o tempo gasto no movimento de subida até a altura máxima é, em unidades do SI,
Como o tempo de queda é igual ao tempo de subida, uma vez que a resistência do ar é desprezível, o tempo total de movimento é