Uma escola com 960 alunos decidiu renovar seu mobiliário. Para decidir quantas cadeiras de canhotos será necessário comprar, fez-se um levantamento do número de alunos canhotos em cada turma. A tabela abaixo indica, na segunda linha, o número de turmas com o total de canhotos indicado na primeira linha.
a) Qual a probabilidade de que uma turma escolhida ao acaso tenha pelo menos 3 alunos canhotos?
b) Qual a probabilidade de que um aluno escolhido ao acaso na escola seja canhoto?
a) Tomemos o evento A sendo: Escolher uma turma com pelo menos 3 canhotos. Então, a probabilidade do evento A acontecer é dada por:
Podemos observar que nosso espaço amostral (total de turmas) é dado por:
E o número de elementos do evento A (eventos favoráveis) é dado por:
Assim, a probabilidade de sortear uma turma com pelo menos 3 canhotos é:
b) Tomemos agora o evento B sendo: Escolher um aluno canhoto. Assim, a probabilidade deste evento acontecer é:
O número total de alunos da escola (espaço amostral) é dado no enunciado e é igual a:
Já, o número de alunos canhotos é:
Logo, a probabilidade de escolher um aluno canhoto dentre todos os alunos da escola é: