Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Globalização

Uma das principais características dos sistemas econômicos em operação há meio século no continente africano é sua exogenia. Eles não resultam nem de práticas nem de produção interna da economia. Mesmo assim, configuram-se como sistemas econômicos nos quais coexistem uma economia dita formal e uma economia popular fundada numa sociocultura. Esta última assegura a subsistência à maioria das populações africanas e contribui para o essencial do Produto Interno Bruto (54%) na África Subsaariana.

(Adaptado de Felwine Sarr, Afrotopia. São Paulo: n-1 edições, 2019, p. 63-64.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.

a) O que é um sistema econômico exógeno? Diferencie Produto Interno Bruto (PIB) de Produto Nacional Bruto (PNB).

b) Explique a diferença entre economia formal e economia popular.



Resolução

a) Os sistemas econômicos apresentam variáveis que podem ser classificadas em dois grandes grupos: Exógenas e Endógenas. As variáveis exógenas são aquelas que apresentam determinação sobre a economia através de um controle de fora do modelo, em contraposição às variáveis endógenas, que são aquelas determinadas dentro do modelo econômico em análise. Ao analisar o caso de muitos países da África, pode-se afirmar que seus sistemas econômicos são exógenos, pois apresentam alta quantidade de determinações vindas de fora do sistema (influências e/ou determinações externas). Um dos motivos para essas determinações externas está diretamente relacionado ao processo de globalização, que conduz a intensa integração entre os países, desde a segunda metade do século XX, também com o aumento da presença de empresas transnacionais e grandes grupos empresariais que representam interesses econômicos de fora dos países africanos e que ali instalam suas plantas industriais ou exploram seus recursos naturais. 

O PIB (Produto interno bruto) é considerado o principal indicador macroeconômico, mostrando o crescimento da economia, sendo calculado com a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região (em geral países, mas também pode ser utilizado em Estados, e Cidades). Já o Produto Nacional Bruto (PNB) apresenta como principal diferença para o PIB os dados de Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE) e Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE). Na prática a diferença entre esses dois dados mostram a movimentação de recursos de um país para os outros, sendo que países desenvolvidos possuem em geral PNB maior que o PIB (já que eles recebem muitos recursos de outros países através de suas corporações e industriais transnacionais que recebem remesses de lucro), já os países em desenvolvimento apresentam uma diferença enorme entre recursos enviados ao exterior (em geral muito superiores) e os recebidos (em geral menores), fazendo com que PNB seja menor que o PIB na maior parte dos casos. 

b) Os conceitos de economia popular e formal estão entrelaçados, são partes do mesmo processo de desenvolvimento de um país. A economia formal é considerada como o conjunto de atividades econômicas que estão dentro da formalidade, passam pelo devido processo legal, cumprindo as exigências fiscais dos Estados. Já a economia popular é aquela que ocorre sem controle ou fiscalização do Estado, sendo resultado de trabalhados que em geral não seguem regras trabalhistas e acabam sobrevivendo com a renda de trabalhos informais. Essa economia popular é baseada no cooperativismo, em ações sociais e associações entre pequenos grupos, que apresentou grande crescimento no final dos anos 90 na América, África e Ásia, onde muitos países apresentam ate hoje grande parte de sua população economicamente ativa com trabalhos informais classificados dentro da economia popular.